Trilhas Urbanas - A Normalista #Fortaleza

Em abril, mês de aniversário da cidade de Fortaleza, lemos no Clube de Leitura Penguin o livro A Normalista do Adolfo Caminha. O livro é todo ambientado em Fortaleza no final do século XIX. Locais que hoje em dia ainda existem na Fortaleza de 2017! E o curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará - UFC tem um projeto super legal chamado Trilhas Urbanas, o qual eles revisitam vários locais da cidade explicando históricamente todos eles. E atualmente eles estão com o roteiro dos locais do livro A Normalista. Com isso o pessoal do Clube de Leitura Penguin se animou em fazer o percurso tão falado no romance, que por sinal é maravilhoso!! Leiam!!


Nos encontramos em frente ao belo Teatro José de Alencar, onde ao lado existe o prédio onde atualmente é o IPHAN que nos idos 1893, quando foi lançado o livro A Normalista, era o prédio da Escola Normal onde a nossa Normalista Maria do Carmo estudava. A trilha toda é feita a pé pelos locais do livro.


De lá fomos para a rua Tristão Gonçalves que na época do livro chamava-se de Rua dos Trilhos, onde a Maria do Carmo morava com seu padrinho e também sua amiga Lídia e sua mãe. Já não existe mais trilhos na rua e nem casas, hoje somente prédios comerciais. Depois fomos até a Estação de trem João Felipe, que está sem funcionar. Está abandonado, esperando o governo do Ceará transformar o belo prédio em uma Pinacoteca. #oremos


Fomos ao Centro de Turismo, Emcetur, onde antigamente era a antiga prisão. Hoje um centro de lojas que vendem artesanatos. Seguimos para o Passeio Público, onde a nossa Normalista e seu paquera Zuza iam passear e se encontrarem para um namorico! Era o local onde a elite Alencarina iam desfilar seus modelitos parisienses e se encontrarem, fofocarem. O local ainda continua lindo. Domingo pela manhã famílias vão curtir a natureza com picnic e passear.


Algumas árvores estão desde a época do livro. Fontes que vieram da Europa. Bancos bem estilosos. Tem um baobá enorme e lindo!


Ainda fomos à Praça da Sé e depois fomos à Praça dos Leões, onde no livro o Zuza passeava por lá, indo para a casa do Governador que ficava ao lado da praça. Hoje em dia a casa do Governador abriga a nossa Academia de Letras. Foto abaixo.


Nessa praça, encontra-se a estatua da nossa querida autora cearense Rachel de Queiroz, não podia deixar de tirar uma foto ao lado dela!


Fomos ainda na Igreja do Rosário que fica na Praça dos Leões (Praça General Tibúrcio Cavalcante). Igreja toda construída por escravos. Pequena, linda demais! Fica bem ao lado da antiga casa do Governador.



Finalmente acabamos nossa Trilha Urbana na famosa Praça do Ferreira! Coração de Fortaleza, local onde se encontra o Cine São Luís e nossa mais importante praça. Era ali onde a Maria do Carmo pegava o bonde para ir a casa da Lidía em Benfica (bairro de Fortaleza) onde ela se mudou depois de casada.


Assim passamos uma manhã percorrendo o centro de Fortaleza com o pessoal do Projeto Trilhas Urbanas aprendendo um pouco mais sobre a história da nossa cidade tão linda e amada. Bom demais! Super amei. E esse pessoal da UFC sempre faz essas trilhas abertas a qualquer pessoa que queira acompanhar. Totalmente de graça. Entrem no site da UFC - Geografia que tem as informações das próximas trilhas! Parabéns ao pessoal da UFC!!

E na cidade de vocês, existem algo parecido? Me contem! Ah, o livro A Normalista já está em Domínio Público, e podem baixar de grátis! Leiam, maravilhoso!!!

Beijos históricos
Adriana Balreira

8 comentários:

sheyla xavier participou com o comentário número:

Adri,
Amei o passeio o modo de descobrir o livro de forma real. Amei as fotos e a cara de felicidades de todos vocês.
Beijos e uma semana incrível!
DMulheresInstagramFanpage

Pandora participou com o comentário número:

Que passeio maravilhoso, descobri lugares do passado que sobrevivem ao tempo é uma coisa incrível. Amo fazer isso em Recife e adorei esse post, adorei ver um pouco de Fortaleza pelos seus olhos.

Jaci
Pandora e Sua Caixa

piteis da dinha participou com o comentário número:

Oi Adriana, bt!
Adorei fazer esse passeio maravilhoso com vcs. quem sabe um dia faço pessoalmente né?
Bjssss amiga e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs é o que desejo

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Que bacana esse passeio!
big beijos
http://www.luluonthesky.com/

chica participou com o comentário número:

PUXA, que lindas fotos que mostram como deve ter sido legal,além de interessante! Valeu muito,né? bjs, obrigadão pelo carinho! chica

Fernanda Lucena participou com o comentário número:

Oi Adriana
que delícia de post!!!
Tô c uma blusa bem parecida com a sua hehehehehe

Bjooos
muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

Zizi Santos participou com o comentário número:

Eu vi no Insta a sua foto com a Raquel e vim aqui conferir.
Gostei do carinho da sua mão na dela !
Uma grande escritora.
Muito bom essa forma de passear na literatura !
parabéns a esse Projeto. Agora uma pergunta:
A Maria casou com o Zuza ?

bjs

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...