Mais um Clube de Leitura #Sublime

Faço parte do Clube de Leitura Penguin de Fortaleza há mais de 2 anos. E já faz algum tempinho que vejo nas redes sociais vários outros Clubes de Leitura surgindo em Fortaleza. Coisa maravilhosa para todos, pessoas se reunindo para discutir sobre o mesmo livro. Sempre é uma ótima ideia esses Clubes de Leitura. E existe uma Confeitaria Sublime aqui em Fortaleza super pequeno, lindo, fofo e que está tendo um Clube de Leitura que sempre tive vontade de participar e ainda não tinha tido coragem, oportunidade ou mesmo tido lido o livro do mês.


E nesse mês o livro era Memórias do Subsolo do meu amado autor Fiódor Dostoiévski. Não podia deixar de ir! Não tinha lido o livro e faltava menos de uma semana e lá fui eu correr atrás das palavras magistrais do Dostoiévski para dar tempo de ir ao Clube com o livro terminado. Deu tempo, não conseguia parar de ler. Que homem!!! O livro é pequeno em comparações a outras grandes obras do mestre russo. Mesmo assim muito denso e profundo. São duas partes: O Subsolo e A Propósito da Neve Molhada. O personagem se sente tão mau, tão desprezível que nem nome tem. Um verdadeiro rato do subsolo. O personagem quem está escrevendo suas memórias amargas.

Local pequeno e lotado!!

Na primeira parte conta como se sente nesse subsolo da vida. De como ele é mau, narrando seus defeitos, suas imoralidades. É um homem muito só, órfão muito cedo, não casou e não tem muitos amigos. Trabalha em uma repartição pública, onde afirma ser um mau servidor, mediocre, implicante. Na segunda parte narra um encontro com uns amigos do tempo de escola. Nesse encontro, nosso narrador é desprezado, ignorado pelos "amigos". 

Nosso personagem se sente superior a todos, mesmo não tendo tido sucesso na sociedade. Se sente sempre preso no subsolo, desprezível, invisível aos olhos de todos. Fala sempre que odeia bajulação e bajuladores. Ama a verdade, a franqueza e a honradez. E após esse encontro sofrível, acaba conhecendo uma garota numa "casa" e acaba jogando todas suas frustrações em cima dessa jovem. Chega a ser cruel com ela, mesmo tendo um carinho grande não consegue ser doce em momento algum. 

Tanta gente que nem apareci na foto!!

Um livro extremamente pesado, denso e profundo. Pudera, Dostoévski escreveu em 1864 quando sua primeira mulher estava muito doente, a beira da morte. Consegue passar toda essa morbidez e desesperança nesse livro. Pelo que li, esse livro é considerado a primeira obra existencialista do mundo. Um gênio! Eu amei a leitura, não conseguia parar de ler. Li em 3 dias de tão apaixonante que é. Tantos trechos marcados, me via em várias passagens do livro. Lindo!! 

Amanda, Eu e Selma, clubistas do Penguin!!

Voltando ao Clube de Leitura da Confeitaria Sublime. São sempre nos útimos sábados do mês às 10h da manhã. Nesse sabado estava extremamente lotado!! Tiveram 52 clubistas!!! Um número extraordinário. As mediadoras são três jovens psicólogas, uns doces de meninas. A votação do livro para o mês seguinte é feito na hora com sugestões dos próprios clubistas. Para o mês de maio o livro será As Travessuras da Menina Má do maravilhoso Mário Vargas Llosa. Já li na época do lançamento, idos 2006!! Irei tentar reler para participar de maio também. Além de uma forma deliciosa de discutir a leitura com outros leitores, ainda tem as gostosuras do local. Pense nas comidas!!! 
Brioche maravilhoso de lá

Beijos literários e doces
Adriana Balreira

13 comentários:

Pedrita participou com o comentário número:

eu adoro esse livro do dostoiévski. fiquei bem impactada. deve ter sido um evento incrível. impressiona nesse livro que em uma frase ele resume tanto. é surpreendente. beijos, pedrita

chica participou com o comentário número:

Tenho acompanhado e tu aproveitas e sabes bem te divertir em cada desses encontros. Legais! bjs, chica

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Já li muita coisa do Dostoévski, mas este não li. vou procurar.
Já li As Travessuras e acho que vc vai gostar muito. Eu gostei.
Bjs

Jussara Neves Rezende participou com o comentário número:

Eu acho fabuloso que você tenha esses clubes de leitura para frequentar. Eu gostaria muito! Não li esse livro... gostei do comentário. Vou ver se meu genro tem. Ele é fã do russos e, em especial, dos Dostoiévski... abraço!

Andréa Santana participou com o comentário número:

Que maravilha de evento, querida Adriana!
Boa leitura, gente bonita, lugar aconchegante e boa comida, perfeito!

Beijinhos, sucesso sempre ♥

She participou com o comentário número:

Oi Dri!
Que delícia de post, ahhhhhhh é tão emocionante ver eventos literários crescendo pelo país e ver essa linda quantidade de pessoas se interessando, tendo curiosidade, mantendo e adquirindo o hábito da leitura. Para quem trabalha com livros ou apenas ama, é gratificante demais. Amei!
Beijo, beijo!
She

www.escritorasheilamendonca.blogspot.com.br

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Nunca li nenhuma obra desse autor, mas esses encontros são ótimos.
Big Beijos,
Lulu
BLOG | CANAL

CamomilaRosaeAlecrim participou com o comentário número:

Olá!
Esses eventos são maravilhosos! As vezes participo com minha irmã e trocamos muitas ideias e inspirações sobre livros e filmes. E o brioche parece delicioso!
Beijos Adriana!
CamomilaRosa

piteis da dinha participou com o comentário número:

Oi Adriana, bt!
Se eu morasse mais próximo de vc, certamente te faria companhia nesses eventos maravilhosos. O livro parece mesmo ser intrigante!
Bjssss amiga

Ana participou com o comentário número:

Não conheço a obra mas fiquei curiosa :)
Beijinhos
Ana
http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

Zizi Santos participou com o comentário número:

Adriana, participar desse clube deve ser tudo de bom !
amigos, livros, momentos especiais e além de tudo, os lanchinhos
fiquei de olho naquele brioche !
Gosto de te ver envolvida nesse clube de leituras, assim nos informa e atualiza
Nunca li esse escritor, não sei se apreciaria, mas como vc descreve dessa maneira
envolvente creio que gostaria. Ganhei da nora, Noites brancas. Não li.
Vou dar uma xeretada no livro . Já gostei muito de ler, ultimamente ando preguiçosa.
Dostoiévski ! me aguarde rs.

bjs

Claudia Leonardi participou com o comentário número:

Também amo participar de vários clubes de leitura!
Adorei as fotos e o clube. Se morasse aí, participaria com certeza!
O do mês que vem é sensacional, heim Dri?! O meu predileto de Llosa Vargas :)
Boa releitura
Bjks mil

Unknown participou com o comentário número:

Olá, Adriana!
Como faço pra participar deste clube de leitura?

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...