Clube de Leitura Penguin #21 - Memórias Póstumas de Brás Cubas

O encontro do mês de julho do Clube de Leitura Penguin de Fortaleza foi na segunda passada, mas passei a semana gripada sem ânimo para nada... Já melhor, vou relatar o encontro na Livraria Cultura sobre o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas do Machado de Assis. Um clássico do Machado, livro maravilhoso!


Eu já tinha lido em novembro do ano passado e amei a experiência. Todos falaram que leram o livro na juventude pelo colégio mas no meu Colégio não passaram esse para as famosas Fichas de Leitura. Do Machado de Assis li na adolescência o Dom Casmurro e depois já reli mais 2 vezes. Um outro livro quando lemos de novo. Amei muito. Mas vamos ao livro que é o que interessa aqui no post. 

Memórias Póstumas de Brás Cubas começa com o relato da sua própria morte. Um homem rico, solteiro que morre aos 64 anos. Então segue no livro narrando sua própria vida. Como está morto, não tem do que se preocupar com os que estão vivos falam sobre ele. Conta sobre seus amores que não resultaram em um só casamento. Seu romance com uma prostituta Marcela, seu quase noivado com Virgília casada com seu desafeto político Lobo Neves, seu quase romance com Eusébia que por ser manca Brás Cubas não a quis. Nesse livro temos também o Quincas Borba, amigo de Brás Cubas. Que depois Machado de Assis escreveu um livro só para Quincas Borba que li depois de ter lido o do Brás Cubas e também amei.


Adoro os livros do Machado de Assis. Sempre com várias críticas a sociedade e com um humor irônico perfeito. Frases de efeito são várias nesse livro. Algumas dessas frase ele escreveu no capítulo 119 como:
"Matamos o tempo; o tempo nos enterra."
"Suporta-se com paciência a cólica do próximo."
O livro é composto de muitos e muitos capítulos, curtos o que faz da leitura ser rápida e fácil. E mesmo sendo um livro escrito em 1880, é super atual. Vale muito a pena ler. Acho uma pena obrigar os adolescentes a lerem Machado no Colégio assim acabam criando uma aversão aos seus livros. E são tão engraçados e com uma escrita tão perfeita! Devíamos ler mais Machado de Assis sempre!

Beijos literários
Adriana Balreira

5 comentários:

Neli Rodrigues participou com o comentário número:

Como a maioria, eu li na adolescência. Mas ano passado comprei pro meu filho, a pedido dele e não da escola, ele queria um clássico e acho este o maior da literatura nacional. Pretendo ler novamente. Dom Casmurro eu li 2 vezes.
Bjs

Pedrita participou com o comentário número:

ah, eu li há muitos anos. e uma edição emprestada. eu amo o filme com o reginaldo farias. o meu preferido de machado de assis é dom casmurro. amooooo. tb falei de livro no meu blog. beijos, pedrita

Toninho participou com o comentário número:

Olá Adriana, ler Machado era uma obrigação na minha época escolar e tinha uma professora freira que incentivava muito. Dom Casmurro, também li umas tres vezes. O Quincas lembro bem bem como filmes baseado. Meu comprou nos anos 60 a obra completa de Machado e fazia questão que a gente lesse.
Belos recortes deste lado critico dele aqui na partilha.
Ele tem um livro sobre criticas literárias e também sobre critica teatrais.
Valeu a partilha amiga.
Uma linda semana e feliz Agosto com belas leituras.
Meu terno abraço.
Bju de paz amiga e agora InstAmiga,rsrs.
Tudo de bom Adriana.

piteis da dinha participou com o comentário número:

Oi Adriana!
Acho que de Machado de Assis li quase todos, o que acontece é que muita coisa a gente esquece kkkk. Acho que tenho que reler todos kkkk
Bjsssss

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Li Memórias Póstumas de Brás Cubas faz muito tempo, mas nunca fui tão fã como você de Machado de Assis.
Big Beijos,
Lulu
www.luluonthesky.com

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...