Clube de Leitura Penguin #19 - Flores Artificiais

Mês de Maio no Clube de Leitura Penguin de Fortaleza, lemos o livro "Flores Artificiais" da Companhia das Letras. No nosso Clube de Leitura alternamos livros de autores estrangeiros e brasileiros. Esse foi o mês de um autor brasileiro: Luiz Rufatto. Já tinha ouvido falar muito desse autor, mas não tinha lido nenhum livro dele.


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

O Luiz Rufatto recebe em sua casa uma correspondência de uma pessoa desconhecida contando várias passagens da sua vida. E caso Rufatto se interesse, poderá publicar em um livro. Assim começa o Flores Artificiais. E o livro traz os relatos das memórias do Dório Finetto, funcionário graduado do Banco Mundial que viajou o mundo inteiro, mineiro como o Rufatto. Finetto se vê solitário em uma noite de reveillon no Rio de Janeiro onde tem um apartamento que passa alguns meses do ano. Solteiro, não teve filhos, afastado da família, resolve colocar no papel algumas das histórias contadas a ele ao longo de sua vida. 

Cada capítulo é uma história de um personagem diferente, em uma cidade distinta. Buenos Aires, Beirute, Havana, Hamburgo... são algumas das cidades onde se passam os fatos. Histórias de viagens, personagens de vida cotidianas. Uma história que adorei foi a da Susana, uma moçambiquenha que vivia em Jacarta. Muito bonita, vivia reclusa, não apreciava ser tão bela. Tornou-se taciturna, fechada. Dizia que as mulheres a odiavam por despeito e os homens evitavam-na por medo de serem rejeitados. E admirava os grandes crocodilos da ilha por serem tão reclusos e temidos por todos. E um dia Susana pega um caiaque e some no imenso mar cheio de crocodilos. Morreu pela beleza.


Nosso encontro teve poucos clubistas, não devido ao livro. Pois nas nossas conversas antes do encontro todos tinham lido e adorado. Mesmo assim a nossa conversa sobre o livro foi ótima. Relembrei os "contos" que mais gostei. Sim, esse foi um ponto da discussão. Eu achei o livro muito a cara de contos. Cada história personagens distintos. E a classificação do livro é de um romance! Até brinquei com o pessoal que minha cota de livros de contos desse ano já foi preenchida. Esse foi o terceiro mês seguido que lemos livro de contos: Antes do Baile Verde e Os Amores Difíceis. Tá bom, né!! rsrs... Apesar disso, a leitura do livro é fluída e o Rufatto escreve muito bem. Adorei.

Beijos contados
Adriana Balreira

8 comentários:

chica participou com o comentário número:

Não conhecia esse autor e aqui sempre dicas boas, aprendemos mais contigo! bjs, tudo de bom,chica

Blog Livros e Ideias da Drica participou com o comentário número:

Oi, Adriana,

Eu amei a exposição que você fez do livro Flores Artificiais, não me lembro de ter ouvido falar sobre ele, mas fiquei interessadíssima em lê-lo. Obrigada por compartilhar, nem sempre a gente fica sabendo de lançamentos ou livros nacionais, a não ser que sejam autores já consagrados e nacionalmente conhecidos!

Abração,
Drica.

Pedrita participou com o comentário número:

ah, bacana. vi uma matéria falando que a leitura tem mudado atualmente e que são muitos clubes de leitura. beijos, pedrita

Neli Rodrigues participou com o comentário número:

Deve ser mto bom ter um grupo pra discutir sobre o livro que acabou de ler. Sabe que sinto falta disto?
Acabo um livro, fico louca pra conversar mas não tenho ninguém disponível.
Bjs

Ana Paula participou com o comentário número:

Vi a publicação no seu instagram e já fiquei curiosa para saber mais do livro.
Já tinha lido textos de Ruffato e gosto bastante. Fiquei interessada neste livro!
Beijo!

Toninho participou com o comentário número:

Legal Adriana, também não tinha ouvido falar dele.
Mas sua leitura com esta resenha desperta uma curiosidade.
Em tempo fiz uma rápida pesquisa sobre ele e vi que tem varios romances e já fora premiado bem.
Valeu Adriana.
Abraços e bom fim de semana com paz e alegria.
Bjs

Andréa Santana participou com o comentário número:

Olá, Adriana!
Eu não conhecia esse autor, mas pela resenha é um ótimo autor, obrigada
pela partilha!
Com certeza foi um belo encontro, uma delícia debater sobre livros!

Beijinhos, ótimo fds! ♥

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...