Clube de Leitura Penguin #17 - Antes do Baile Verde

E mais um encontro do Clube de Leitura Penguin que participo. Já se vão 17 meses que participo sem faltar nenhum mês. Adoro os encontros, sempre acrescentam ensinamentos literários. E o livro do mês de março foi da autora brasileira que nesse ano foi indicada para o Prêmio Nobel de Literatura: Lygia Fagundes Telles! E o livro escolhido foi: "Antes do Baile Verde" da Editora Companhia das Letras. Um livro de contos.


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

Quem me conhece já sabe que não sou fã de contos. Já li alguns livros com contos mas sem dúvida nenhuma são os meus favoritos. Tanto que nos primeiros contos do livro tive que reler para poder entender. Até mesmo para acostumar com a narrativa rápida e de inusitado desenlace. Depois que meu cerebro se condicionou com essa fugacidade, a leitura fluiu bastante.


Ao todo são 18 contos. Todos com uma densidade psicológica impressionante. Muitos deles sobre relacionamentos, infidelidades, amores não resolvidos, casais enamorados, casais que não se amam mais... Outros tendem para o suspense, o "Venha ver o Pôr-do-Sol" um rapaz leva a ex-namorada para visitar um cemitério, o jazigo abandonado da família dele. Teve o conto "Natal na Barca" que o final é surpreendente, lírico, emocionante mesmo. O último conto, "O Menino", é sobre uma infidelidade conjugal da sua mão observado por um garoto no cinema, muito bom esse conto.


Tiveram alguns contos que só percebi a grandeza com o encontro do Clube de Leitura, trocando ideias. Um deles foi o "A Ceia", o qual um casal de ex-namorados se encontram em um restaurante e a Lygia Fagundes Telles descreve o ambiente e os personagens com uma clareza impressionante. E em poucas páginas. Os contos são sempre muito rápidos com dramas com muita importância sempre. Com início, meio e um desfecho sempre surpreendente. Não dá para comentar cada um dos contos aqui, o post ficaria enorme. 

Só posso dizer que vou torcer muito que a Lygia Fagundes Telles ganhe o Prêmio Nobel de Literatura esse ano de 2016. Ela merece, grande escritora. Com o livro "Antes do Baile Verde" tive o meu primeiro contato com sua escrita e mesmo sendo contos me apaixonei. Vale muito a pena ter e ler esse livro. 

Beijos literários ♥♥
Adriana Balreira

12 comentários:

Clara Lúcia participou com o comentário número:

Eu li. E também tive que reler alguns pra entender o fio da meada. Os detalhes por ela narrados são impressionantes mesmo.
Boa dica!
Beijos!

Pedrita participou com o comentário número:

eu simplesmente amo esse livro. é o que mais gosto dela. e que capa maravilhosa. fiquei emocionada que escolheram ele para o grupo. é de uma leitura muito prazerosa e rica. eu tenho crise de abstinência com contos. quero sempre mais. me fascinam. mas eu fico com angustia qd acaba tão rápido. leio menos contos. e me culpo muito por isso. beijos, pedrita

Pedrita participou com o comentário número:

comentei desse livro aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2011/06/antes-do-baile-verde.html

Maria Teresa Valente participou com o comentário número:

Adriana, não tem jeito, você comenta, me apaixono
e assim vai aumentando a minha lista.
Obrigada pela partilha, abraços carinhosos
Maria Teresa

Unknown participou com o comentário número:

Os contos acabaram te conquistando, Adriana, Lygia Fagundes Telles conseguiu essa façanha! Que venham outros.

chica participou com o comentário número:

Adoro contos e gosto dela! Ainda não conheço esse! Valeu a dica! bjs, chica

Neli Rodrigues participou com o comentário número:

Eu gosto de contos, mas tenho pouquíssimo contato com livros deste gênero.
Acho o máximo este grupo de vcs.
Bjs

A Casa da Mãe Jana participou com o comentário número:

Agradeço por compartilhar sua experiência, isso ajuda para que possamos abrir nossos horizontes para novas leituras (aqueles que não conhecem estas obras).
Conheço a autora, entretanto, não tive oportunidade de ler esta obra.
Um forte abraço =)

Rosa Paula I Le Paquet participou com o comentário número:

Achei interessante sua percepção sobre os contos. Eu sempre fui super fã de contos. E fiquei bem inspirada para ler esse livro, ainda mais com uma capa tão linda!
Beijos

Andréa Santana participou com o comentário número:

Hello, querida Adriana!
Eu adoro contos, a minha imaginação vai longe, rsrs.
Tem livros que são prazerosos, degustantes, esse com certeza é um deles!
A capa é linda, amei!

Beijinhos ♥

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Oi Dri
Só li aquele Ciranda de Pedra da autora.
big beijos
www.luluonthesky.com

Zizi Santos participou com o comentário número:

Ao contrário de você, adoro contos!
são rapidinhos de ler, geralmente tem um enredo fácil
e assim eu consigo ler pouco a pouco.
A escritora Lígia tem vários livros, e acredita, não li nenhum!!!
Mas eu a conheci , quando eu frequentava a Academia Brasileira de Leitras, numa comemoração. Deixei de frequentar, porque acredita, vivia gripada? Ambiente fechado com ar condicionado , o contágio era certo!

bjs

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...