As Irmãs Romanov - Resenha

Nunca escondi o meu amor à história da Rússia e quando vi o livro As Irmãs Romanov da Helen Rappaport da Editora Objetiva no catalogo dos lançamentos do mês de janeiro da Companhia das Letras enlouqueci! Tinha que ler esse livro. Ansiava saber mais sobre as filhas do último Czar da Rússia.


Site | Facebook | Twitter  Instagram 


Há muito tempo atrás li O Último Czar do Edvard Radzinsky, que relata os últimos dias da família de Nicolau II extraídos dos diários do Czar. Lembro que na época fiquei extasiada com tanta maldade imposta a eles. Uma boa leitura para quem gosta de história.



Já o livro As Irmãs Romanov conta uma história mais abrangente de toda a família Romanov. De como o Czar Nicolau II conhece a Czarina Alexandra, se apaixonam e casam, acontecimento que não era tão comum no século XIX principalmente em famílias reais que priorizavam os laços de interesses ao do amor. A Czarina por ser uma alemã era um tanto hostilizada na enorme Rússia, ela logo não era mulher de festas, preferindo ficar na casa de campo nos arredores de São Petersburgo com sua família. O casal imperial logo ansiavam pelo nascimento de um rebento, porém na primeira gestação nasceu Olga, no dia 03 de novembro de 1895 (dia do meu aniversário!!). Decepção no reino Russo. Só mesmo para os súditos, pois o Czar Nicolau vibrou com a chegada de sua filha. E assim Alexandra foi engravidando na esperança da chegada do seu filho homem, com isso foi nascendo Tatiana, Maria e Anastácia. E depois de uma gravidez psicológica finalmente em 1904 chegou o Czaretich Alexei. Ele nasceu com hemofilia, doença comum na família real inglesa na qual Alexandra era neta da Rainha Vitória. 



Voltemos ao cerne principal do livro que consiste na vida das meninas Romanov, suas percepções do mundo, educação rigorosa dada a elas. Sim, elas não levaram uma vida de conto de fadas como imaginamos. Suas roupas eram simples e não tinham contato com com os nobres russos. Viviam isoladas no Palácio Tsarskoye Selo. Passavam as férias no Iate Standard com os pais e uma extensa escolta de militares russos. Os únicos que as meninas tinham contato. Não tinham amigas, eram somentes as quatros gran-duquesas convivendo com uma mãe extremamente fragilizada pelas dores que a nevralgia lhe causavam. As quatro meninas tinham personalidades bem diferentes e eram extremamentes dóceis. Na época da primeira guerra mundial, as duas mais velhas Olga e Tatiana fizeram curso para serem enfermeiras e atuaram como em diversos hospitais. Almas piedosas e mesmo quando o Czar Nicolau abdicou ao trono e ficaram no exílio domiciliar em nenhum momento as irmãs Romanov se revoltaram. Eram de um afeto aos pais e ao irmão. E só clamavam por deixarem sua família sempre unidas. E como sofreram...



Leiam As Irmãs Romanov, além de uma aula de história, tem uma narração de uma família unida, como muito amor uns pelos outros. Depois dessa leitura minha admiração por essa família só fez aumentar. Não tenho nem palavras para demonstrar o tanto que amei esse livro. Olha que não gosto muito de biografias, pois sempre são um pouco cansativos, mas esse prima por ser claro, conciso e ágil. E não tem nada de política, se limita a descrever o convívio familiar dos Romanov. Morreram tão jovens...

Beijos literários
Adriana Balreira Romanov

16 comentários:

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Adorei a resenha e me interessei bastante. Tb gosto muito da história russa.
Bjs

Neli Rodrigues participou com o comentário número:

Quero muito ler este livro. Já assisti alguns documentários sobre eles, então este livro tá na minha lista. Já tô preparando um "enxoval" de livros que pretendo comprando pra ler nas férias de julho, pois antes disso tenho meu compromisso com minha Editora parceira do blog, então até julho adquiro este tb.
Bjs

Andréa Santana participou com o comentário número:

Hello querida!
Se você recomenda, não dar pra deixar de ler.
Gostei da resenha, um livro interessante, muito bom!

Bjs, ótima semana! ♥

BLOGZOOM participou com o comentário número:

Adriana, agora sinto-me mais curiosa.
Vou comprar os 2 recomendados sobre a historia desta familia.

Bjs

Marly participou com o comentário número:

Devo ler com certeza. Este é "dos meus", rsrs.

Beijoca

livroslt@hotmail.com.br participou com o comentário número:

Oi Adriana,esse livro parece ser muito interessante,já ouvi falar muito dele,eu gosto de biografias quando é interessante. Vou ver se acho online para ler.Olha não é difícil enrolar o rocambole não,tem gente que enrola com pano úmido,eu não gosto,eu enrolo com pano seco porém o rocambole ainda morno,com cuidado ele não quebra. Bjss.

Tays Rocha participou com o comentário número:

Ele já estava na minha lista de desejados, agora quero ainda mais :)
Gosto de narrativas assim. Beijos :* <3

www.sosimplesassim.com.br participou com o comentário número:

Gostei da dica, Adriana! Eu também gosto muito de ler sobre a história da Rússia e esse livro é uma ótima pedida.
Bj e ótima semana,
Lylia

Unknown participou com o comentário número:

Valeu pela dica de leitura, vou colocar na minha
lista!

Xero
:)

Poções de Arte participou com o comentário número:

Bom dia, Adrina!
Uma resenha e tanto.
Eu não gosto de livros políticos (acho deprimentes e mostram muita sujeira, que já sabemos existir), mas gosto de biografias e de narrações históricas. Fiquei interessada também.

Abraços esmagadores.

Maria Teresa Valente participou com o comentário número:

Obrigada, Adriana!
Suas sugestões são sempre muito boas, obrigada!
Abraços carinhosos
Maria Teresa

sheyla xavier participou com o comentário número:

Adri
Uma sugestão maravilhosa de livro! Já assisti vários filmes sob o tema e a história é muito bela e um tanto triste, mas parece que apenas a Anastácia se salvou , né mesmo?

Muito obrigada pelo recado pelo dia do meu aniversário!
Beijos,
DMulheres
@dmulheres

Luci Hora participou com o comentário número:

Toda vez que vejo qualquer coisa relacionada à Rússia, eu lembro de vocÊ! Fico muito interessada e vou ler esse livro!

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...