Segunda-feira foi o encontro de agosto do Clube de Leitura Penguin da Livraria Cultura de Fortaleza. O livro escolhido desse mês foi o "Americanah" da Chimamanda Ngozi Adichie. Uma escritora nascida na Nigéria e que escreve maravilhosamente bem. Desde o lançamento pela Companhia das Letras em agosto de 2014 queria muito ler esse livro.
É um romance que conta a história de Ifemulu, uma nigeriana, que está morando há 15 anos nos Estados Unidos e decide voltar para Nigéria. Começa o livro com os preparativos da volta dela para sua terra natal. E no decorrer do livro vai contando a vida de Ifemulu ainda jovem em Lagos. Narra como ela conheceu Obinze, seu grande amor de juventude e primeiro namorado. Como ela precisou ir para os EUA fazer a faculdade, pois as faculdades da Nigéria estavam em constante greve. E também a história dela já nos EUA, seus namoros, o racismo e as agruras de uma imigrante. Ifemulu tem um blog de grande sucesso onde ela relata todos esses dissabores.
O livro tem o seu papel crítico. Mostra a realidadde do preconceito racial, a vida dificil da Nigéria, da árdua adaptação na volta a sua terra depois de tanto tempo morando fora. Narra também a vida dura de um imigrante ilegal, a do Obinze que vai morar na Inglaterra ilegalmente. As mudanças das vidas das pessoas. Dos sonhos, das decepções, perdas e sucessos.
Mesmo sendo um livro de 516 páginas é daqueles que você não quer largar até acabar. Li em uma semana. E todos do Clube de Leitura relataram que também leram super rápido e que amaram muito o livro. O mais gostoso desses Clubes de Leitura é você conseguir trocar ideias e conversar sobre um mesmo livro mesmo tendo opiniões contrárias. No caso do Americanah só teve divergências para quem a Ifemulu deveria ter ficado no final do livro, que lógico não vou contar aqui com quem foi. Leiam, é um livro delicioso! Vocês irão se apaixonar.
Beijos literários
Adriana Balreira
10 comentários:
Vou ler com certeza, ja esta na minha lista. bjo
Que legal e quando o livro é bom, lemos rapidinho! bjs, chica
Oi, Dri,
Boa dica, eu também estou com este livro em minha lista de "a ler", coisa que pretendo fazer assim que terminar as leituras em curso, rsrs.
Beijo e bom dia
Oi Adri, já ouvi falar muito bem dessa autora e desse livro.
Muito bom esses encontros e poder trocar impressões. É enriquecedor!
Beijo.
anotado. beijos, pedrita
Muito bom se reunir com quem gosta de ler.
A gente vê que tem tantos assuntos em comum.
Bjs
Eu adoro clube de leitura e tenho participado de um aqui em Lisboa. Esse livro parece bem interessante. Penso muito na vida dos imigrantes, porque mesmo que as condições sejam boas, nunca é fácil deixar seu país, imagine quando há problemas e obstáculos pelo caminho.
Bom fim de semana, querida!
Adriana,
quando o livro é envolvente a quantidade de páginas não importa, não é?
Sucessos pra vcs, essa turma do Clube da Leitura é 10!
Bjs, bom fds! ♥
Nunca participei de um clube de livro, mas deve ser interessante
Bom feriado para você.
Big Beijos
Lulu on the Sky
Ler sempre é muito importante, obrigado pelas ótimas dicas...
Postar um comentário
Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira