Clube de Leitura Penguin #10 - Americanah

Segunda-feira foi o encontro de agosto do Clube de Leitura Penguin da Livraria Cultura de Fortaleza. O livro escolhido desse mês foi o "Americanah" da Chimamanda Ngozi Adichie. Uma escritora nascida na Nigéria e que escreve maravilhosamente bem. Desde o lançamento pela Companhia das Letras em agosto de 2014 queria muito ler esse livro.


É um romance que conta a história de Ifemulu, uma nigeriana, que está morando há 15 anos nos Estados Unidos e decide voltar para Nigéria. Começa o livro com os preparativos da volta dela para sua terra natal. E no decorrer do livro vai contando a vida de Ifemulu ainda jovem em Lagos. Narra como ela conheceu Obinze, seu grande amor de juventude e primeiro namorado. Como ela precisou ir para os EUA fazer a faculdade, pois as faculdades da Nigéria estavam em constante greve. E também a história dela já nos EUA, seus namoros, o racismo e as agruras de uma imigrante. Ifemulu tem um blog de grande sucesso onde ela relata todos esses dissabores. 

O livro tem o seu papel crítico. Mostra a realidadde do preconceito racial, a vida dificil da Nigéria, da árdua adaptação na volta a sua terra depois de tanto tempo morando fora. Narra também a vida dura de um imigrante ilegal, a do Obinze que vai morar na Inglaterra ilegalmente. As mudanças das vidas das pessoas. Dos sonhos, das decepções, perdas e sucessos.


Mesmo sendo um livro de 516 páginas é daqueles que você não quer largar até acabar. Li em uma semana. E todos do Clube de Leitura relataram que também leram super rápido e que amaram muito o livro. O mais gostoso desses Clubes de Leitura é você conseguir trocar ideias e conversar sobre um mesmo livro mesmo tendo opiniões contrárias. No caso do Americanah só teve divergências para quem a Ifemulu deveria ter ficado no final do livro, que lógico não vou contar aqui com quem foi. Leiam, é um livro delicioso! Vocês irão se apaixonar.

Beijos literários
Adriana Balreira

10 comentários:

chica participou com o comentário número:

Que legal e quando o livro é bom, lemos rapidinho! bjs, chica

Marly participou com o comentário número:

Oi, Dri,

Boa dica, eu também estou com este livro em minha lista de "a ler", coisa que pretendo fazer assim que terminar as leituras em curso, rsrs.

Beijo e bom dia

Ana Paula participou com o comentário número:

Oi Adri, já ouvi falar muito bem dessa autora e desse livro.
Muito bom esses encontros e poder trocar impressões. É enriquecedor!
Beijo.

Neli Rodrigues participou com o comentário número:

Muito bom se reunir com quem gosta de ler.
A gente vê que tem tantos assuntos em comum.
Bjs

Rosa Paula I Le Paquet participou com o comentário número:

Eu adoro clube de leitura e tenho participado de um aqui em Lisboa. Esse livro parece bem interessante. Penso muito na vida dos imigrantes, porque mesmo que as condições sejam boas, nunca é fácil deixar seu país, imagine quando há problemas e obstáculos pelo caminho.
Bom fim de semana, querida!

Andréa Santana participou com o comentário número:

Adriana,
quando o livro é envolvente a quantidade de páginas não importa, não é?
Sucessos pra vcs, essa turma do Clube da Leitura é 10!

Bjs, bom fds! ♥

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Nunca participei de um clube de livro, mas deve ser interessante
Bom feriado para você.
Big Beijos
Lulu on the Sky

Calos silva participou com o comentário número:

Ler sempre é muito importante, obrigado pelas ótimas dicas...

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...