O Avião de Noé - Resenha com sorteio

Já devo ter falado aqui o quão estou amando os autores brasileiros que estou descobrindo esse ano. E chegou mais um para mimnha lista de livro maravilhoso para ler. Um lançamento da Geração Editorial, O Avião de Noé do Fernando Vita é simplesmente encantador. A capa me cativou antes mesmo de começar a ler o livro.


Site | Facebook | Twitter |  Instagram 

Sinopse: Em “Todavia”, cidade do interior baiano, tudo pode acontecer… …e acontece. Nos anos 1958, começando com uma explosão durante uma missa em louvor à Santa Rita dos Impossíveis. Uma fábrica de fogos pega fogo, mas todos acham que o barulho é devido às comemorações pela vitória do Brasil contra a seleção sueca. O responsável: o porco de um enfermeiro. Um inventor improvisado acredita que, com os restos de sucatas que vai encontrando, poderá construir um helicóptero, o “Águia de Todavia”, e até marca o dia para seu lançamento. A geringonça voará? Este e muitos outros relatos desfilam numa sucessão de acontecimentos vertiginosos na cidadezinha imaginária baiana criada pelo jornalista e romancista Fernando Vita, que compõe um mosaico debochado, escatológico e cheio de aventuras populares com tipos folclóricos neste seu segundo livro, depois de “Cartas anônimas”.
O livro começa com uma explosão em um fábrica de fogos de artifício na cidadezinha de Todavia, em 1958 no domingo do jogo entre o Brasil x Suécia da Copa do Mundo. Todavia é uma cidade ficticia da Bahia onde moram vários individuos engraçados que vivem se metendo em situações pitorescas. E que no livro, um cidadão chamado Fernando, narra essas situações de um jeito delicioso. A história se desenvolve em torno do evento da invenção do Noé em fazer um helicóptero. Noé é um sujeito que conserta utensílios quebrados da cidade, e um dia acaba tendo um sonho que a lua ficava enganjada na torre da Igreja e o sol não nascia e ele com seu helicóptero iria soltar a lua. Com isso, ele começou a montar seu objeto de sonho. Mas isso é só o pretexto para que o livro se desenvolva, pois que mais importa são as histórias das pessoas da cidade. O Roberto, primo do narrador, que é uma figura de tão engraçado. Tem o Mosenhor Galvani, típico padre de interior. O Prefeito que nunca está na cidade. O jornalista que é opositor ao Prefeito... Vários e vários acontecimentos que se sucedem na cidade. 

A narrativa me lembrou muito Gabriel Garcia Marquez do seu Cem Anos de Solidão com seus causos todos de uma cidadezinha. Outro livro que me lembrou esse de Noé, foi o Memorial do Covento que li do Saramago, que também tinha uma confecção de um avião na história. Sendo que o livro do Fernando Vita é mais engraçado e muito mais leve dos que citei. 


O jeito que Fernando Vita escreve, com uma linguagem simples, super popular. É como se um primo seu do interior tivesse sentado na calçada proseando com você e contando as histórias da cidadezinha onde ele vive. É essa a sensação da leitura. Os relatos das confusões que os personagens vivem durante o livro são hilárias. Tem viagens, empresas criadas e desfeitas, brigas eleitorais... E lógico que Noé vai fazer o seu avião, começa com o helicóptero.

E como eu recebi dois exemplares desse livro, estarei fazendo aqui um SORTEIO para quem deixar um comentário nessa postagem com o e-mail (para quem mora no Brasil!). O sorteio será no dia 15/12/2014, para que eu possa enviar e chegar antes do Natal (se os Correios colaborarem..rsrs)! Vocês irão amar ler esse livro. Muito engraçado. 

Beijos literário
Adriana Balreira

16 comentários:

Claudia Leonardi participou com o comentário número:

Ah que delicia!
Estou na torcida, quero participar, claro :)
Fiquei bem curiosa e adoro suas resenhas.
Temos sim otimos autores nacionais.
Bjks mil
claudialeonardi@gmail.com

www.blogdaclauo.com

Uma parte de mim participou com o comentário número:

Será que tenho sorte? vou tentar! cruzando os dedos!
Vany Paulino
vanypaulino@gmail.com

lua alessi participou com o comentário número:

Oba....quem sabe e não ganho um livro dessa ajudante de Papai Noel? :)

O título do livro já gera curiosidade, afinal a gente está acostumada a associar Noé com arca, não com avião rs. E a capa é bonita mesmo....

pitacosdelua@gmail.com


chica participou com o comentário número:

Que legal e já o nome da cidade, é instigante,rs...


beijos, tudo de bom,chica

familiacomarte participou com o comentário número:

Opa...estou dentro menina do Ceará..
Lauisa Sousa
lauisan@yahoo.com.br
São Luís - MA

sheyla xavier participou com o comentário número:

ôpa.. eu quero!!
Adoro livros assim escritos de maneira simples e direta, como estivéssemos falando com a pessoa.
Quero muito ganhar.
Sheyla - sheylavalenca@hotmail.com

Bjos,
http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

Lia e Vi participou com o comentário número:

Oi Adriana, é a Vi, um livro divertido é bom para relaxar, então vou torcer os dedos para ganhar..rimou..kkkkkkk
luzagio@gmail.com
Muitos beijos,Vi

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Olá, Dri !
Deve ser bem interessante esse livro.
Big Beijos
Lulu
http://luluonthesky.blogspot.com.br

Andréa Santana participou com o comentário número:

Adriana,
adorei a sinopse e quero ganhar, hehehe!

Andréa
Belo Horizonte-MG
luziandrea@yahoo.com.br

Bjs, sucessos sempre ♥

Ana participou com o comentário número:

Eu quero!!!

Ana Paula - apfabretti.ana@gmail.com

Neide Bosch participou com o comentário número:

Que bom Adriana,é sinal que os eccritores brasileiros também são bons. O problema é que a gente tem mania de querer ler os de fora e esquecem os nossos.
Eu quando vivia no Brasil lia alguns brasileiros,bem poucos tbm. Mas são sim,bons.
bjs!

Marly participou com o comentário número:

Oi, Dri,

Você está gostando de descobrir os novos talentos brasileiros e eu estou gostando de tomar conhecimento deles através de você, rsrs. Este livro deve ser bem envolvente, é muito legal deparar com livros assim.

Um beijo, boa tarde e ótima semana

Unknown participou com o comentário número:

Que bom, gostei do resumo! Vou torcer para ler, confesso que poucos autores nacionais tenho lido.
Ramalho.juliana@yahoo.com.br
Bjo

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Será que ainda dá tempo de participar? Eu quero!!!
Betty Gaeta
bloggostodisto@yahoo.com
Bjs

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...