A vida do livreiro A.J. Fikry - Resenha

Quando tenho que escolher um livro nos lançamentos da Companhia das Letras fico louca! Tem tantos livros bons que fico sem saber qual escolher. Aí leio a sinopse e também escolho pela capa. Sim, sou dessas que aprecio uma linda capa. E um livro que fala de livreiros com um monte de livos na capa, lógico que fui logo pedindo! E não me arrependi. E vocês vão ler o porquê!


Site | Facebook | Twitter  Instagram 

Sinopse: “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island.
Agora vou contar o que achei do livro. O livro conta a história de vida do A.J. Fikry, dono da única livraria da cidade. Ele é  um quarentão, viúvo a pouco tempo e acha que a vida dele muito chata. Mantém uma livraria que vende pouco e as vezes é um bocado mal humorado. Um chato mesmo. Homem de poucos amigos e até chega a ser grosseiro com as pessoas que frequentam a sua loja. Depois que ficou viúvo não tem mais vontade de viver. Nas escolhas dos livros que vai colocar na sua loja, é ranzinza e pouco aberto a novidades. Trata mal uma representante de editora que vai lhe apresentar um livro o qual ela amou. Mas nem quer ouvir falar desse livro. 

E sua vida está numa maré tão para baixo que o seu único livro de grande valor é roubado de dentro da sua casa. Com todas essas situações o livro vai trazendo novos personagens que acabam sendo fundamentais no decorrer da história. Até um dia que recebe uma encomenda no interior da sua loja que faz com que ele mude de atitude e até veja as coisas boas da vida. E essa mudança faz muito bem a ele. E nesse ponto é que a vida do livreiro fica mais interessante e cheia de emoções.

 

Não quero entregar o livro aqui. Não quero dar spoilers. Só digo que o livro é leve, gostoso de ler, tem passagens que para quem ama livros vai adorar. O livro mostra como o amor modifica as pessoas. E como o amor aos livros também modifica e aproxima as pessoas. No livro essas relações de amizades e de amor são entrelaçadas pelo amor literário. Vale muito a pena ler. Amei o livro e recomendo muito mesmo!!

Beijos literários
Adriana Balreira

15 comentários:

Ana Paula participou com o comentário número:

Oi Adriana! Estive com este livro nas mãos, mas como estava indecisa, não comprei. Lendo a tua percepção do livro já sei voltarei à livraria para trazê-lo!
Bom dia!

Pedrita participou com o comentário número:

eu tenho sempre uma lista enorme de livros que quero da companhia das letras. sábado vou a bienal do livro e devo ir no estande deles adquirir mais um. já li muitos elogios desse livro que mencionou. deve ser bem bacana. eu estou lendo um livro, quase no final e é da companhia das letras, o inocente de ian mcewan, incrível. reparação dele é maravilhoso tb. aí na parte atrás tem um texto. acredita que ainda não li? com essa mania de orelhas e textos de apresentação contar detalhes demais não leio. mesmo q vc diga q não tem spoilers, o medo é tanto, q só leio sobre um livro depois de lê-lo. na verdade a minha mania vai mais longe. depois de ler e escrever no blog. em julho teve aí em fortaleza o festival eleazar de carvalho com uma programação erudita extensa. não estou agora com a revista concerto para ver o q vai ter em fortaleza esse mês. qd a de setembro chegar te aviso. no facebook do teatro josé de alencar eles avisam da programação. beijos, pedrita

Andréa Santana participou com o comentário número:

Adrina,
realmente o amor transforma e modifica as pessoas, fiquei super interessada em ler o livro.
Obrigada pela dica!

Bjs, sucessos sempre ♥

Tatá participou com o comentário número:

Também sou dessas que compra o livro pela capa. O problema é quando a capa não tem nada a ver com a história, porque se combina com o tema, geralmente o livro não decepciona.Inicialmente esse não é um livro que me chamaria muita atenção, mas você contando pareceu tão legal que vou procurar. Bjus

Jussara Neves Rezende participou com o comentário número:

Oi, Dri. Veja só a coincidência: tb falei sobre este livro hoje. E também gostei muito. Eu amo livros que falam sobre livros!
Abraço!

Gelia participou com o comentário número:

Oi Adriana, acabei de vir do blog minas de mim, e lá Tb fala sobre este livro, achei interessante a história, mais uma confirmação de indicação já que são duas leitoras assíduas.

Bjs

Gélia

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Adorei a dica. vou notar, pq agora não posso nem pensar em comprr mais um livro. Tenho uma pilha de livros para dar conta.
Bjs

Simone Felic participou com o comentário número:

O que será que esta entrega misteriosa acarretará?
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Trilhamarupiara participou com o comentário número:

Oiii Adriana, tenho umas amigas que fundaram um "Clube do Livro", na verdade elas se encontram definem o livro que vão ler estipulam um tempo,e depois se encontram novamente para falar a respeito, nisso elas fazem piqueniques, almoços, lanches e tal só p falar do que cada uma achou do livro, é bem legal, não participo por que elas são de Minas! Bjossss

Bia Jubiart participou com o comentário número:

Oi Dri!
Hoje é o segundo livro que colocarei na minha lista, o outro foi indicação da Lúcia Soares do Blog "Sem Medida", gosto muito de personagens as avessas... Este livreiro parece ser um deles rsrsrsrs.
Grata pela sugestão! Bjosssss.

Zizi Santos participou com o comentário número:

Adriana
eu fico muito curiosa com os livros sugeridos, mas cade tempo?
Eu sempre digo que você consegue me deixar com vontade de ler, sua escrita é bem leve, e pra saber o final, terei que ler! rsrs
Uma ótima linda indicação de livro!
bjs
Zizi
(no momento estou lendo Se abrindo para a vida. (ai que tédio, rs)

bjo
zizi

Anajá Schmitz participou com o comentário número:

Não conhecia e adorei a dica de leitura.
Bjos tenha um ótimo fim de semana.

Vero Kraemer participou com o comentário número:

Adri querida, fiquei louca para ler! Comprarei logo mais!
Estou lendo bastante também!
Saudades de tiiiiiiiiiii, gemula querida!
Beijosssssssssssss
Vero

Cici Senhoretti participou com o comentário número:

Acho que vou parar de ler suas resenhas, pq a minha listinha de livros só aumenta... kkkkkkkk!
Preciso dizer que quero ler este tb?
Bjns
:)

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...