Meu Ritual de Leitura

Vocês tem algum ritual na hora de ler? Eu tenho algumas manias e rituais ao começar a ler algum livro. Mas não se assustem que minhas manias são até fáceis de fazer e acho que de uma pessoa normal...rsrs.. Vamos lá:

Adriana Balreira
Site Educar para Crescer

1) Não consigo começar a ler um livro sem ter feito/colocdo uma capa para ele. Uma capa de tecido, que fique bem encaixada no livro.

2) Tenho que colocar um marcador, não dobro ou uso a orelha de um livro. Nunca mesmo! Agora na hora do marcador, uso qualquer um.

3) Levo um livro para onde eu for. Mesmo que nem pegue no livro, nem que o livro vá só passear, mas carrego um livro comigo sempre.

Adriana Balreira
Site Educar para Crescer

4) Tenho mania de ler pelo menos 2 livros ao mesmo tempo. E para passear levo todos!

5) Tenho sempre uma lapiseira perto de mim quando estou lendo. Não costumo grifar meus livros, mas se alguma parte de um livro é interessante, grifo com lápis. Assim posso apagar quando quiser. Com canetas ou marcador nunca!

Adriana Balreira
Site Educar para Crescer

6) Tenho mania de calcular quantas páginas estão faltando para acabar o livro. Mania de quem ama matemática...rsrs...

7) E assim que acabo de ler o livro, tiro imediatamente a capa de tecido para quem sabe colocar em outro livro que irei ler. Guardo a capa, se tiver suja eu lavo e depois passo!

Adriana Balreira
Site Educar para Crescer

8) Chegando em casa, coloco os livros que levei para passear na minha cabeceira, para antes de dormir ler um pouco. E sempre com meus óculos de leitura junto dos livros

E vocês tem alguma mania ou ritual para ler? Me contem...

Beijos literários
Adriana Balreira

33 comentários:

sheyla xavier participou com o comentário número:

Oi, Adri

Amei seus rituais rsrsrs
Gosto de cheirá-los sempre que possível, leio a sinopse que vem no livro, várias vezes. Ainda não os levo para passear, mas senti falta um dia desses de ter um livro para ler!Então, mais dia menos dias, vou carregar algum comigo. Tenho sempre algum na cama e leio antes de dormir.

Mil bjos e uma linda semana.
Sheyla.

Rô Freire participou com o comentário número:

Rituais de pessoa normal sim, rsrs. Eu sou viciada em ler, tbm assim como vc, leio dois ao mesmo tempo, coloco sempre marcador pra não estragar o livro e mais umaa, adoro o cheiro de livro novo!!!bjo

Pedrita participou com o comentário número:

não acho fácil fazer uma capa para o livro. vc é muito criativa e habilidosa. eu tenho coleção de marcadores, então a escolha tb é um ritual. procuro escolher um marcador que tenha a ver com o livro. se tenho do país que vou ler esse será o marcador, mas tenho temáticos, ou de época. aí fico um tempão escolhendo. eu tb levo o livro onde for. o q não falta em são paulo são filas. eu raramente leio mais de um livro, só tenho feito isso atualmente pq um era técnico e o outro de contos. como estava andando muito de ônibus os romances são melhores companheiros. ah, eu tenho a mania do final, sento ao lado da pilha a ler, e tenho critérios de escolha. em geral escolho um livro de outra época do anterior e se possível de outro país. aí procuro a capa na internet, coloco no blog, marco no skoob. e só depois é q vou realmente começar a ler. em geral os livros ficam do lado do computador, as esperas costumam ser longas. entao da bolsa para o computador. às vezes seguem para o quarto. as ilustrações estão lindas. amei o post. beijos, pedrita

Unknown participou com o comentário número:

Olá Adriana

Acho que só coloco marcador. Confesso que nunca tinha pensado nisto.
Ótima semana para vc…

AMIGA DA MODA by Kinha

Pandora participou com o comentário número:

Coloco no skoob os milhões de livros que estou lendo, dificilmente leio um por vez, levo os livros para passear mesmo que nem toque neles, grifo muito os livros. E tenho um cantinho em casa no qual gosto mais de ler, uso marcadores para não dobrar as páginas, também conto quantas páginas faltam para acabar o livro e muitas coisas - pedaços de papeis e coisas do gênero - que pego coloco dentro do livro.

Acho que essas são minhas manias... algumas são parecidas com as suas, outras iguais néh?!?!

lena participou com o comentário número:

Olá Adriana.
Tenho o hábito de andar com os livros na carteira e nunca dobro as folhas, uso marcador.
Beijinhos grandes.

Andréa Fenerich participou com o comentário número:

Nossa, fui ver tua capa, muito linda... é muito capricho.
Pra falar a verdade faz tempo que não pego um livro "de gosto" pra ler, agora estou sempre lendo os livros referente a minha graduação. Não costumo carregar eles comigo, a não ser que eu vá num lugar que eu sei que vou demorar, tipo no médico.
Quanto a rabiscá-los, eu sempre o faço kkkk acho que foi mania que peguei da minha primeira faculdade, mas sabe que acho isso até legal. Quando eu ganhava algum livro usado ou emprestava de alguma amiga, eu achava interessante aqueles trechos marcados, me passava um sentimento do tipo "Que bom, este livro foi bem aproveitado por outra pessoa" kkkkkkk doidera né?
Beijos e tenha uma boa semana =)

Cici Senhoretti participou com o comentário número:

Adorei! rs
Bem, eu tb nunca dobro as páginas. Grifar com caneta, riscar? Nuncaaaaa... hahaha!
Antes de começar a ler, gosto de ler yb capa, contracapa... depois cheirar. Aliso a capa e pronto, começo a ler.
Adorei as ilustrações que vc colocou aqui!
Bjns
:)

chica participou com o comentário número:

Divertidos e gostei de ver teus rituais...Legal, cada um com uma mania!!bjs,chica

Andréa Santana participou com o comentário número:

Adriana,
eu tbm não gosto de colocar um marcador e não gosto de dobrar o livro.
Grifo as partes que acho interessantes.
Os seus rituais são super normais, rsrs.

Bjs, ótima semana ♥

Marli Soares Borges participou com o comentário número:

Oi Adriana!
Não tenho ritual para ler livros. Simplesmente leio. Marco com qualquer pedacinho de papel que encontro e se não tiver nenhum, uso qualquer coisa que dê para marcar. Quando gosto de alguma coisa em particular, sinalizo de preferência, com lápis, mas se tiver só caneta, vai assim mesmo. E também adoro ler ebooks. Bjs Marli

Maitê Rodrigues participou com o comentário número:

Oi, Adriana!!
É muita organização; parabéns!!
Um bom livro é uma companhia maravilhosa, mas quando o livro é ruim, às vezes deixo de lado; antigamente eu lia até o final, só pra ver se ia melhorar, mas hoje já consigo deixar de lado na boa.
Mas, dois livros ao mesmo tempo nunca li. Só começo um quando termino o outro.
Excelente semana pra você, boas leituras.
Bjs
Maitê Rodrigues - www.ateliedamaite.blogspot.com

lua alessi participou com o comentário número:

Hum...não tenho certeza, mas acho que a mania de capa pra livro eu 'aprendi' com vc :)

Eu já experimentei vários tipos de marcador de texto, mas tinha vezes que eu ficava dois ou três dias pra voltar a ler e ficava meio perdida em que parte da página tinha parado...

Ultimamente tenho feito a capa sempre com um bolso na frente que é pra guardar aquelas tiras coloridas (esqueci o nome agora), mas que servem pra marcar o texto. Deixo sempre uma cor só para marcar onde parei, vou tirando e recolocando na parte que parei de ler, as outras cores deixo pra marcar alguma passagem muito interessante ou pra marcar uma palavra/lugar/coisa que eu desconheço e depois perguntar pro tio Google.
E tenho sempre álcool gel no banheiro porque tenho mania de ler ali.

E eu ainda não consigo ler dois livros ao mesmo tempo...mas bem que eu gostaria.

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Tb carrego o livro comigo, marco os trechos, mas tem duas coisas que faço diferente. Antes de começar a ler, eu quebro a lombada do livro (se é emprestado não faço isto), pois não gosto que o livro fique fechando quando estou lendo. Tb só assino o livro, coloco meu nome e data, quando terminei de ler.
Beijos 1000 e uma ótima 3ª-feira para vc.

GOSTO DISTO!

Betty Gaeta participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Tb carrego o livro comigo, marco os trechos, mas tem duas coisas que faço diferente. Antes de começar a ler, eu quebro a lombada do livro (se é emprestado não faço isto), pois não gosto que o livro fique fechando quando estou lendo. Tb só assino o livro, coloco meu nome e data, quando terminei de ler.
Beijos 1000 e uma ótima 3ª-feira para vc.

GOSTO DISTO!

Ana Paula Santiago (inventandocasa.blogspot.com) participou com o comentário número:

Oi, Adriana!
Adorei ler seu ritual, temos algo em comum rsrsrs...
Eu tenho o meu tb:
1- Sou a morada de uma uma mega-ultra-power-rinite e por isso, prefiro ler livros novos. Adoro o cheiro deles!
2- Reler é exceção pra mim. Gosto mesmo da aventura inédita. Quase nunca revejo filmes também. Sou estranha, eu sei.
3- Também leio mais de um por vez. Mas sou volúvel, admito. Se o livro me arrebatar, largo os outros e sou toda dele. #traíra
4- Em casa, só leio deitada. Vou virando de lado conforme viro a página, entende?
5- leio muito mais literatura infantil que adulta. Poderia até dizer que é pelos filhos, mas é a mais pura mentira. Leio e adoooro.
6- Fico triste, deprimida e sem querer saber de começar outro por uns dias, quando termino um livro muito bom. É quase luto.
7- Eu bisbilhoto mesmo a leitura alheia. Não aguento ver alguém lendo que quase entorto o pescoço até conseguir ver a capa rsrsrs #soudessas #curiosa
8- Vou parando por aqui porque são muitas. Bj e fui.

Anônimo participou com o comentário número:

Adri, antes eu levava meus livros para todos os lados, tenho que voltar a fazer isso.
Leio-os somente quando vou deitar. Em casa é o único lugar que consigo ler.
Tem post novo lá no blog amiga. Vou adorar sua visita.
Beijos, boa terça.
www.eueumesmagabrielle.com

Lulu on the sky participou com o comentário número:

Eu costumo sempre ter um marcador no livro, acho chato dobrar as páginas mas diferente de você se tem alguma frase que chama atenção, eu grifo sim.
Ótimo dia!
Big Beijos
Lulu
luluonthesky.blogspot.com.br

Jussara Neves Rezende participou com o comentário número:

Que delícia de post, Dri!
Eu não durmo sem ler um pouquinho, e não vou a lugar algum sem ter um livro na bolsa, só pra garantir... rs
Abraço!

Carol Vieira participou com o comentário número:

Dri, adorei ler as suas manias e algumas minhas são iguais as suas, rs.

1- Uso marcador (está velho, preciso substituí-lo)
2 - Calculo tbm quantas páginas faltam para terminar
3 - Levo em viagens e já aconteceu de voltar e eu nem ter lido 1 página. Levo junto comigo qdo tenho que esperar lavar o carro e na sala de espera em consultório
4 - Gosto de ler antes de dormir
5 - Eu tbm não risco, não dobro meus livros.


Beijos :o))

Neide Bosch participou com o comentário número:

Eu Não tenho manias,apenas uso um marcador.Nunca levo comigo,eu sempre gosto de ler a noite,na cama.
Bjs!

Zizi Santos participou com o comentário número:

Adriana
seus rituais são normais para quem é apaixonada por livros!
e seu cuidado é todo especial!
as capinhas dão um charme, não dão?
eu não tenho ritual, tenho mania: de ler o final do livro antes de terminar! rsrsr
beijo zizi

Criando Artes Carla participou com o comentário número:

Oi Adriana, eu uso marcador.
Levo sempre um na bolsa, ainda mais quando vou para médicos e bancos.
Beijos

Unknown participou com o comentário número:

Olá Dri,
Não tenho nenhum ritual especifico ou tenho?
Faço questão de levar eles na bolsa e de manter na minha cabeceira.Ah,não consigo ler dois..=/
Bjus

Marly participou com o comentário número:

Oi, Dri,

Respondendo à pergunta feita lá no blog: sim, aquele manjar pode ser feito numa tigela, forma de alumínio ou seja, do modo que costumamos fazê-lo, rsrs.

Quanto à leitura, costumo ler também dois livros de gêneros diferentes ao mesmo tempo. Faço isso só para forçar a minha memória a trabalhar um pouquinho mais, rsrs.

Um beijo e boa noite

Sílvia participou com o comentário número:

Oi Dri.
Menina quanta mania, eu só tenho uma mania ando com o livro que estou lendo e ele está sempre perto de mim até terminar a leitura, você tem um verdadeiro ritual, mas sei do prazer que tem com a leitura então tudo é válido.
Uma ótima semana.
Bjs.
Silvia.

Gelia participou com o comentário número:

Oi Adrina, agora entendi pq vc fez a capa linda de livros faz parte da sua mania, eu tb calculo quantas páginas faltam e ainda o tempo que irei gastar.

Vi suas pequenas felicidades vc ta linda e Parabéns ao sobrinho.

Parabéns pela parceria.

bjs

Beatriz Paulistana participou com o comentário número:

Boa noite novamente amiga Adriana!!!
Tive que voltar e comentar neste post...
Confesso que lendo suas manias tenho algumas...também...
Gosto de usar o marcador, para não estragar as folhas e nem a capa.
Também fico contando quantas folhas faltam...o tempo que gastei para ler x folhas e quanto tempo restará para ler y. (Isso será manina de quem ama matemática??? rsrsrs)
Levo sim, sempre o livro que leio dentro da bolsa, pois ele me faz passar o tempo mais feliz...
Adorei saber suas manias com livros!!!
Tenha uma noite feliz e mega abençoada!!!
Bjokas...da Bia!!!

Unknown participou com o comentário número:

Eu confesso que tambem levo um livro para onde quer que eu vá e tambem confesso que gosto de ler um bocadinho à noite antes de ir para a cama dormir. Fica com deus!! http://musiquinhasdajoaninha.blogspot.pt

Chris Ferreira participou com o comentário número:

Oi Adriana, eu também levo os meus livros para passearem. E sempre leio acompanhada de algo que eu possa escrever, marcar, fazer anotações e tal. Eu marco os meus livros.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe

Claudia Leonardi participou com o comentário número:

Adorei este post. Penso em fazer um no blog dando os creditos pra vc, tudo bem? Vamos lá:
1. Uso capa de pano e nao consigo ler sem ela.
2. marcador usei muito, mas agora uso o marcador de fita que vem na capinha de pano.
3. Detesto reler livros e nao leio mais de um de cada vez
4. Os livros passeiam e viajam comigo, sempre.
5. Leio todos os dias, principalmente a noite. Tenho que terminar a pagina de qualquer maneira (a doida...) mesmo que esteja morrendo de sono e fiquei batendo a cabeça no livro. Resultado, no dia seguinte tenho que ler de novo pq nao lembro mais de nada...kkkk
6. Nao grifo, nem anoto nada no livro. Tbe nao conto as paginas.
7. detesto ler contra-capa.
8. Depois que termina, beijo o livro e coloco ele perto do coração! Em seguida anoto os dados dele em um caderno que mantenho desde 1996 e tbe no Skoob
9. Ultimamente tiro uma foto do livro com o esmalte que estou usando pro nosso grupo de livros e esmaltes!
Ufa...acho que é isso!
Bjks
www.blogdaclauo.com

Berço do Mundo participou com o comentário número:

Olá Adriana, quero antes de tudo agradecer a sua amável visita lá n'O Berço, que me deixou super feliz.
Temos alguns "rituais" em comum, sublinhar as passagens favoritas com um lápis, nunca dobrar folhas, usar um marcador (tenho uma grande colecção) e ter sempre um livro, pelo menos, na cabeceira.

Durante muito tempo emplastificava cada livro novo que não tivesse capa dura(com aquele autocolante transparente com que protegíamos os livros escolares), mas hoje já não tenho tempo para isso.

Adorei as suas capas personalizadas, pena que não sou nada prendada nos trabalhos manuais e decorativos.

Beijinho, boas leituras e um doce fim-de-semana
Ruthia d'O Berço do Mundo

Unknown participou com o comentário número:

Oi Adriana,
Adorei suas "manias" as minhas são idênticas, mas não tenho o hábito de encapar o livro apesar de achar que é uma boa ideia, mas gosto de ver o livro quando olho a capa parece que é o 1º passo de leitura, tb. não leio dois livros ao mesmo tempo sendo que um destes dias na página no face que sigo sobre a terrível doença de Alzheimmer haver a certeza que ler dois livros é um dos melhores exercícios para o cérebro pois obriga a que os dois lados do cérebro funcionem. Eu adoro ter meu cantinho de leitura geralmente é o mesmo onde eu faço as coisas manuais, ver tv, fazer malha, essas coisas que cada uma tem seu gosto é um lugar com luz natural quando há e tem um candeeiro em cima de uma mesinha com luz própria para leitura, adoro também ler antes de dormir, aí tenho uma série de almofadas para ficar bem confortável e outra mania amo ler no frio no calor parece que fica tudo pegajoso. Aqui por Portugal sempre leio mais no inverno, no entanto quando e se vou de férias levo sempre uma quantidade, e como não levo pc nem nada ligado à internet tenho todo o tempo do mundo ... ah não gosto de ler na praia meus livros cheios de areia ...nunca. Beijinhos menina, bom fim de semana e boas leituras.
Júlia (Lisboa)
julia.vieira@sapo.pt

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...