Túnel do Tempo

Hoje se comemora o dia da Imaculada Conceição.

A Imaculada Conceição é segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. Tirado daqui

Alguns colegas, ex-professora da 4ª série Tia Vanda e Irmã Maria Nilce
E não tenho como não lembrar nesse dia, do Colégio da Imaculada Conceição. Onde estudei tantos anos da minha vida. E aqui são algumas fotos tiradas há alguns anos no Colégio. Fomos passar uma manhã de um sábado, depois de muito tempo sem pisar no Colégio.

Irmã Elizabeth e Nicole
Encontramos as duas ex-diretoras do nosso tempo, a irmã Maria Nilce e a Irmã Elizabeth. A irmã Maria Nilce foi diretora quando entrei no 1º ano do primeiro grau. Gente, ela tomou formol, só pode. Pois está com a mesma carinha de quando eu entrei no Colégio...rsrs...A irmã Elizabeth foi diretora no último ano que estudei lá. Em 1985, fazia a 7º série. É a nova...

Eu e Irmã Maria Nilce
 Tinha tanto medo desses corredores imensos! Corri tanto por eles, indo para a Capela do Pequeno Grande onde adorava me esconder para gazear as aulas.
 
Nessa foto abaixo, foi onde estudei a 1ª e 2ª série do primeiro grau. Onde tinhamos que ficar nessa varanda e cantar uma vez por semana o hino Nacional.
 
Escadaria que leva o auditório e as salas do 1ª e 2ª série do primeiro grau. Tem uma imagem da Nossa Senhora das Graças, da medalha milagrosa. As irmãs do Colégio viajavam sempre para Paris e traziam para as alunas medalhas milagrosas de presentes. Lembro que desde pequena uso uma medalha milagrosa no colar, até hoje uso.
 
Essa escadaria é da entrada do Colégio. Subindo encontra-se o museu onde tem fotos da Rachel de Queiroz (grande escritora Cearense) que estudou no Colégio.

 
Aqui algumas fardas que são usadas hoje.
 
Imagem de Nossa Senhora, que não sei qual é. Se alguém souber me avisem. Essa imagem fica na entrada do Colégio.
 
Visão das escadarias do Colégio.
 
Entrada da Capela Pequeno Grande, por dentro do Colégio.
 
Essa é a Capela Pequeno Grande vista por fora. Na época que estudava lá e até alguns anos atrás não podia realizar casamentos nela.

Hoje em dia já pode ter casamentos lá e são os casamentos mais chiques da cidade. O interior da Capela é linda demais. Na época que estudava lá, toda semana tinha missa para a gente assistir. Foi nessa igreja onde fiz minha primeira comunhão.


Eita, que fiz um post enorme. Mas trago ótimas recordações dos anos que estudei no Colégio da Imaculada Conceição. Fiz ótimas amizades e sinto saudades do Colégio, das irmãs, dos professores, do tempo que passei lá.

Beijos
Adriana Balreira

13 comentários:

Bia Jubiart participou com o comentário número:

Bom dia Dri!

Que arquitetura linda! Amei passear com vc no tempo da escola... Tem coisas que se eternizam em nossos corações, pessoas, objetos, imagens, momentos... Recordar coisas boas também faz bem para alma!

Amei o post!

Beijo Bella!

heliana fraga participou com o comentário número:

Adri ameiii, ficaram lindas as fotos ...nesse dia cheguei atrasada mas, foi muito bom lembrar desses tempos tão felizes que vivemos.Parabéns pelo post!!bjão!!!

Luci Hora participou com o comentário número:

Dri, aqui em Salvador é feriado, pois a Nossa Senhora da Conceição é a padroeira da cidade! Aqui se faz um procissão e missa o dia todo na Igreja da Conceição da Praia!
=D

Vera Moraes participou com o comentário número:

Lindo demais! Parabéns pela linda história! Bjaum1 Vera Moraes - AQUI TEM DE TUDO - www.veramoraes.com.br

Monalise Nogueira participou com o comentário número:

Caramba, das poucas coisas que lembro de Fortaleza, lembro que eu tinha que cantar o Hino Nacional toda semana. Aqui em SP ninguém vê isso, nem na semana da independência.
Que colégio lindo!! Amei!

Obrigada por dividir conosco um pouco mais da sua vida! Rs. Adorei.

Beijos
Mona
http://omundodamona.blogspot.com/

Telma Maciel participou com o comentário número:

Já te contei q eu tbm estudei num Imaculada Conceição? Por isso SEMPRE lembro desse feriado... era o 'feriado da escola', rs. Mas esse colégio em q vc estudou é lindoooo!!!! E é tão bom rever pessoas queridas de verdade...
Beijo grande!

Adelaide Araçai participou com o comentário número:

Gente mas esse colégio é um monumento. O piso é maravilhosos e se a madre continua igual deve ter alguma coisa na água....rsrs.

Digno de visitação e fotos.
Adorei passear com você.

Muita Luz e Paz
Abraços

Jo Turquezza participou com o comentário número:

Ah Adriana! Morri de saudades do Colégio N.S. das Mercês onde estudei também. Minhas professoras freiras eram doces e inteligentes .........tempo bom mesmo!
Elas faziam cada bolo delicioso para vender no recreio ... rsrsr acho que peguei mania de bolo.
Que postagem linda você fez.
Minha mãe era devota de N.S. da Conceição ....
Beijos querida.

Halorna participou com o comentário número:

Oi Adri,
Esse post é total nostalgia...aquelas boas lembrança que ficam no coração!!Me fez pensar também no meu Colégio Marista lá de Belém do Pará!Boas recordações.Nossa, e é muito lindo, amplo, organizado.Adorei! A igreja nem se fale,olha o altar que coisa mais fascinante!!Bjs

Joana participou com o comentário número:

Oi Adriana, você tem coragem de ir para o centro? Vixe, eu vou mas só de vez em quando. Programo tudo que tenho que fazer para dar cabo numa tirada só. Lá parece ainda mais calor que no resto da cidade. Sem contar no fudunço dos camelôs e vendedores ambulantes gritando "BORRACHA PRA PANELA DE PRESSÃO". Acho muito interessante o centro de Fortaleza mas o calor quase mata.
Minha filha estudou no Imaculada, acho a capela do Pequeno Grande uma das mais bonitas que já vi. Pena que na época da construção não haviam carros para estacionar e hoje o acesso tanto ao colégio quanto á capela são muito complicados. É um prazer conhecer mais uma blogueira daqui de Fortaleza, me lingue quando quizer, estarei esperando. Bjs
Joana

Anônimo participou com o comentário número:

Ahh didi,que lembrança boa essa do colégio.Temos que voltar lá,qualquer dias desses.E eu toda chique ao lado da irmãzinha..kkkk....bjss

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...