Doce de Mamão Verde

Bem, vamos lá. Esse doce faz tempo que não faço, pois tenho que ter mamão VERDE tirado do pé. Não serve o comprado em supermercado pois dentro já está rosado, e assim não serve. Então, onde eu ia perguntava na maior cara de pau se não tinha pé de mamão e se eu podia pegar um. E nada de encontrar uma alma caridosa nessa cidade que tivesse sitio, casa, apartamento, com pé de mamão. Aí, a cunhada da minha irmã a Vládia foi em um aniversário no domingo passado e lá tinha um pé de mamão e me trouxe dois. Aí estão eles (um só) abertinho para vocês terem uma ideia de como deve estar. Fiz o doce na terça passada, se não ia começar a ficar rosado e não presta.

 

Depois com uma plaina para fatiar queijo eu faço fatias do mamão. Vou confessar que a plaina que tinha lá em casa não estava boa não. Cega, cega, não enxergava nada.

 
Mas como eu já tinha cortado o mamão, era o jeito continuar com aquela mesma. Não dá para fatiar na faca, pois as fatiam ficam grossas demais e não dá para enrolar.

 
Depois de fatiadas eu lavo e ponho em cima de um pano de prato para enxugar. Trabalho de corno...rsrs...

 

Depois de enxutas, enrolo de uma por uma e passo vou costurando para não abrirem. Notem que usei uma das minhas agulhas de ponto cruz. Assim não me machucava...rsrs... É bem trabalhosa essa parte. E eu estava só...snif, snif...

 
Depois coloquei em uma panela com água, açucar e cravos os cordões de mamãos.

 

Como a plaina estava muito ruim para fatiar o mamão, teve algumas fatias que estavam pequenas e não conseguia enrolar (também estava já cansada de enrolar mamão...rsrs...) e coloquei as fatias abertas mesmo. Quem ia comer era eu mesma!

 

Nesse ponto aqui o doce está quase pronto, ainda tem que ficar no fogo, sem mexer mesmo. O ponto é quando o mamão está transparente. É em torno de 1h30min.

 
E nessa foto aqui é o doce já pronto. Viram que na foto anterior ainda não estava no ponto. Aqui nessa foto dá para ver como tem que ficar o doce. A casca bem verdinha e o mamão bem transparente.

 

Vou logo avisando, não rende muito não. Muito trabalho para pouco doce. E a quantidade de açucar que eu coloquei foi de quase 1kg. Exagero também, ficou bem doce. Pode colocar bem menos. Para dois mamões grandes colocar 600g de açucar. É que lá em casa todos só gostam de doce bem doce mesmo!!! E menos de uma semana de doce pronto, já não tem mais nada para contar história...Só ficaram as fotos mesmo.

Beijos
Adriana Balreira

16 comentários:

Anônimo participou com o comentário número:

Nossa, em amoooooooo doce de mamão, rsrs
:)

Anônimo participou com o comentário número:

E qual é o doce que eu não amo? rs
:)

Jo Turquezza participou com o comentário número:

Ai menina, lembrei de minha avòzinha: ela era expert em doce de mamão. Ensinou-me, faço de vez em quando mas não chego aos pés dela rsrs
Não faço esse enrolado não, dá muito trabalho hihi
Passo no processador e deixo em pedacinhos.
Mas ponho de molho para sair o amargo (o seu não fica um pouquinho amargo não?). Depois escorro, ponho açucar, coco ralado, cravo e canela e .... fogo, até ficar macio e transparente também. Agora deu vontade, faz tempo que não faço.
Boa semana. Beijos.

Aryanne de Moraes participou com o comentário número:

Minha mãe fazia doce de mamãe quando tínhamos pé no quintal, ela colocava coco ralado, nossa, ficava divino. Mas eu acho que ela fazia com o mamão bem raladinho, não tinha nem como dobrar. Mas não tem coisa melhor, faz tanto tempo que não como que até salivei! É um trabalho que compensa... rsrsrs...
Bom começo de semana, linda!
Beijocas...

Lola participou com o comentário número:

Menina, que saudades me deu agora de Minhas Gerais! Minha tia que faleceu, fazia esse doce direto, mas nem sempre ela tinha saco de enrolar um a um. Mesmo assim ficava bom demais!

Bjs

das coisas da Déia participou com o comentário número:

Ai que delícia,,sabe amiga a minha familia materna é mineira e esse doce fez parte de minha infância,a´te estou sentindo o cheiro ,uma linda semana bjs Déia

Halorna participou com o comentário número:

Oi Adri,
É praticamente uma obra de arte!!Ficam lindos, né??Vou te confessar que eu nunca comi doce de mamão verde, será que dava pra mandar aqui pros Rios de Janeiros??rsrrsrs. Deu água na boca!!Beijocas

Unknown participou com o comentário número:

Adoro esse doce, mas com essa trabalheira toda, prefiro comprar a compota! kkk
Bjos

Joana participou com o comentário número:

AAAAmmmoooooo esse doce. Minha sogra faz um de comer ajoelhado, de tão bom. Pelo seu post, vi que não é difícil, é trabalhoso, né...
Quanto o açúcar, eu só gosto de doce bem doce, minha medida de açúcar nem sempre agrada a todos rsrs
Beijinhos

Unknown participou com o comentário número:

Oi tá rolando um sorteio da Tupperware no meu blog, passa lá e participe!!!
Bjos e boa noite...

Patrícia Gomes participou com o comentário número:

Dri, há quanto tempo não via esse doce, nossa. Comi muito quando era criança... Ô saudade boa!! ;oD
Deve ter ficado uma delícia!
Xerinhos
Paty

Edlena Franklin participou com o comentário número:

Olá, Adriana!
Finalmente encontrei uma blogueira de Fortaleza para trocar figurinhas... Muito prazer!
Este post é interessante porque tenho um mamoeiro intruso que cresceu em um canteiro de minha casa e tem produzido muitos frutos, que levam uma eternidade para amadurecer! Fomos deixando ele se instalar na esperança que os mamões fossem bons, e são mesmo, docinhos e tudo. Mas não produzem sementes! Teve uma exceção que tinha umas três sementinhas que guardei na geladeira e nem sei se vingarão algum dia... Pois se estiver precisando de mamão verde sem caroço e produzido num quintal, sem agrotóxicos, é só falar! ;) Qualquer dia experimento fazer esse doce. A casca não deixa amargo? Será que em vez de costurar o rolinho eu prender com um palito segura?
Beijos, adorei o visual do blog!

Calíope Corrêa participou com o comentário número:

Estou eu aqui hoje com um mamão pensando no que fazer com ele! Lembro do seu doce e venho vasculhar seu blog.
Finalmente encontrei, mas confesso amiga que desisti! Que trabalheira!! rsrsrs
E meu mamão não tah tão verde! =\

Mas babei de novo nesse doce, coisa linda!

Bjus
@OMundoDeCaliope

Vera Moraes participou com o comentário número:

Oi Adriana! Realmente dá trabalho. Mas deve ficar muito bom. Duro deve ser achar ele verde. As fotos ficaram ótimas. Dá pra ver bem como ficou. Obrigado por compartilhar. Bjus!

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...