Suspense...Uma boa leitura

Tirado daqui

Ontem estava assistindo o Estudio i com a Maria Beltrão conversando com um escritor português Valter Hugo ( Entrevista aqui ) . E ela perguntou a ele qual escritor o influenciou a gostar de ler e o levou a escrever. Ele falou que foi os livros do Alfred Hitchcock. E pensando hoje de como eu me apaixonei pela leitura, me veio a lembrança dos livros que eu li quando era mocinha, ah um dia fui moça ... Voltando as lembranças daquela época... Ia muito a casa da minha avó materna. E minha Tia Apparecida que é uma apreciadora de livros, morava com ela. Ela tinha uma biblioteca enorme. E um dia, mexendo nos livros dela, me deparei com uma coleção dos livros da Agatha Christie. Então, minha Tia me deu um para eu ler, dizendo que eu ia adorar, que era suspense. Devia ter uns 13 anos. Li o primeiro, não lembro mais qual era o título, e me apaixonei. E fui pedindo mais e mais livros da Agatha para ler. Quando vi, já tinha lido toda a coleção. Minha imaginação voava alto na tentativa de solucionar cada crime. E já sabendo de tanto ler os livros dela, que o assassino era o personagem que menos se suspeitava.
Eram dessa coleção os que eu lia

Os livros da Agatha Christie prendem o leitor por ser bem dinâmico. Leitura gostosa e fácil para o adolescente. E seus personagens clássicos que tanto amava! O Hercule Poirot e Miss Marple, amava os dois. E sempre na minha imaginação eram pessoas idosas e bonissimas. Os títulos que mais lembro são: "Cai o Pano", "Os Elefantes Não Esquecem", "Os Relógios", entre outros. Não sei se hoje teria o mesmo encantamento nos livros dela, mas que me ajudaram a ser uma leitora feroz, ah isso ela ajudou e muito!

Hoje em dia os jovens fascinam-se pelos bruxos dos Harry Porter. Que não consegui ler nenhum. Comecei a ler mas não gostei, não consegui gostar da história. E não assisti a nenhum dos seus filmes também.

Por este post vocês notaram o quanto sou nova...rsrs...E vocês, por qual livro ou autor, os encantaram e os fizeram despertarem para a leitura?

Beijos
Adriana Balreira

26 comentários:

Calíope Corrêa participou com o comentário número:

Oi Adriana...

Eu sempre gostei de ler desde criança... mas o que me fez ficar fascinada com a leitura foi quando eu tinha 6 ou 7 anos. Toda semana passava um homem na minha rua vendendo um livro enorme cheio de contos de fadas, o livro custava 10 reais, mas na época isso era bastante dinheiro... e a situação dos meus pais sempre foi apertada. Então eu comecei a juntar minhas moedas, em pouco tempo eu consegui os 10 reais e comprei aquele livro. As história eram encantadoras e pra mim que era uma criança o livro era enorme. Além do que foi comprado com muitas moedas poupadas do lanche da escola, dos doces do final de semana, muita privação pelo livro kkkk, aí acho dá mais orgulho! Infelizmente não tenho mais esse livro depois de tantas mudanças, não sei nem o que aconteceu, e eu nem sequer encontro ele pra comprar mais. =\ Mais foi a melhor coisa que eu já tive porque daí em diante eu me apaixonei pela leitura e não parei mais de ler.

^^

Agora deixa eu contar outra (eu falo muito mesmo kkk)...

Quando conheci meu namorado ele não gostava de ler, quando ele me disse isso, eu pensei: "Aff, homem que não lê ¬¬ , não gostei!"... Mas então eu percebi que ele era muito inteligente e lia muito na internet, só não gostava de livros. O problema é que ele ainda anão tinha lido um livro que fosse o gênero dele, entende? Não é nem questão do livro ser bom, a questão é se o livro é interessante e isso depende de cada um.
O primeiro presente que eu dei a ele, pelos correios (porque a gente namorada pela internet, rsrs) foi o livro "Fortaleza Digita" de Dan Brown, que eu li, amei e sabia que ele ia gostar, já que ele é muito ligado em tecnologia... pois então ele leu esse, depois leu os todos os outros de Dan Brown (eu falei tooodos, rs), aí leu tooda a coleção de James Rollins e agora não pára mais de ler, já leu toda a minha biblioteca pessoal, rsrs
Que orgulho que eu tenho disso... kkkkkkkkk

Mas ler é mesmo muito bom e eu sei que todo mundo gosta de ler, o problema é que muitas pessoas ainda não leram o livro certo... Por isso achei tua postagem tão interessante e falei tanto aqui, rsrsrs...

Tah, parei!! kkkk

Bjus

Calíope Corrêa participou com o comentário número:

(Eita, desculpa os erros de digitação, só vi agora... eh isso que dá falar demais! kkk)

Jo Turquezza participou com o comentário número:

Na minha infância (tive e ainda tenho rsrs apesar da idade!) comecei lendo Os Irmãos Grimm, que ganhei de um tio que trouxe da Argentina (li em espanhol). E meu pai era jornalista, então ..... não parei nunca mais! Fiz uma postagem no meu Blog sôbre a minha queridíssima e amiga eterna Ágatha Cristie (veja lá). O que mais gostei foi o Cai o Pano. Ela escreveu uns 70 e eu li uns 60 durante toda a minha vida.
Para mim, seja com livro na mão ou na internet ler será sempre um dos maiores prazeres em minha vida.
Beijos.

Cissa Branco participou com o comentário número:

Adriana,

Estou lendo Ágatha Cristie no clube da leitura, li apenas uma vez e não me agradou, acho que agora irei me encantar com ela. Seu comentário vai ficar guardadinho até o dia do sorteio para não haver dúvidas do processo, kkk.
Beijos e obrigada pelo carinho

Calíope Corrêa participou com o comentário número:

Resposta do teu comentário: Final do ano que vem!! \o/\o/\o/ (Eu sei que falta muuuito tempo, mas eu já estou contando os dias, rsrsrs).

Bjus

Anônimo participou com o comentário número:

Olá Adriana, a + ou - dois meses, encontrei seu blog e acesso diariamente, gosto muito da maneira que escreve e fiquei ainda mais feliz por descobrir que você é daqui da terrinha! Falando em leitura, também adoro Agatha e Sidney Sheldon. Mas quando era criança, costuma ler Pedro Bandeira, eu era a que sempre comprava e lia os paradidáticos que a escola mandava hehehe. Continue com o blog. Um abraço Jônia.,

Ana Maria ( Jeito de Casa ) participou com o comentário número:

Oi Adri

Vim concordar com vc, os lustres devem dar trabalho pra limpara, mas como nunca tive um assim fico sonhando..rs
eu ia muito aqueles romances de banca qdo adolescente, aos 18 peguei a onda da agatha também.
Depois fui lendo menos e depois de 2 anos de blog falta tempo pra ler, refiro navegar..rs

bju querida

Bia Jubiart participou com o comentário número:

Adriana, não te condeno, nem eu consigo ler, e olha que p/ literatura tenho um gosto bem eclético...

Bella, grata pelo carinho e participação na nossa celebração!

Beijosssssssssss

Fernanda Reali participou com o comentário número:

Eu adorava Agatha Christie, li quase todos! Adorei este Um Crime Adormecido que aparece na imagem.

beijoooo

Elaine Gaspareto participou com o comentário número:

Adriana, li recentemente uma coletânea dela. A Sílvia que encaminhou através do Clube do livro. Muito bom. Aliás, ler é muito bom, né?

Querida, respondi a mensagem que você me mandou via formulário de contato, você recebeu?
Beijossssss

Luci Hora participou com o comentário número:

Amo livros de suspense! Lembro que devorei quase todos do Sidney Sheldon! Era viciada! Mas Agatha Christie nunca consegui ler, sabia? Tentava e nunca chegava ao fim! Vou tentar mais uma vez!
Bjos

Roberta Mello participou com o comentário número:

Dri, eu nao saberia precisar quando foi que comecei a gostar de ler, mas lembro da saga das Brumas de Avalon, que gostei muitoooo qdo era garota, lia um atras do outro sem parar!! Depois foi o livro Catadores de conchas e 100 anos de solidão, bem foram os que me lembro que realmente me marcaram!!! Beijocasss

Fatima participou com o comentário número:

Adorei seu blog.
Estou te seguindo.
www.decoracaoeoutrascoisitasmais.blogspot.com
Bjinhosss

mollymell participou com o comentário número:

Eu também Adriana. Li todos os livros de Agatha Christie. Graças a uma de minhas irmãs, que escreve divinamente, criei o hábito de leitura na adolescência. Nossa casa parecia uma biblioteca de tantos livros maravilhosos.
Beijinhos e um ótimo final de semana.

Borbulhas Literárias participou com o comentário número:

Eu gostava da Agatha e de uma série que agora não me recordo o nome, vou tentar descobrir... tinha algo com uma sucuri. Hahaha! E gostava daqueles que a gente tomava decisões em um ponto X, ia pra página tal ou tal dependendo dela. Era bacana!

Aryanne de Moraes participou com o comentário número:

Oi Adriana, tudo bem?
Obrigada pela visitinha!
Para colocar o selo no seu blog é assim:
1 - Salva a imagem, o selo, no seu computador.
2 - No seu blog, clica em "design"(lá no topo da página). Vai aparecer a estrutura do seu blog.
3 - Clica em "adicionar gadget" e escolhe "imagem" (um que tem a imagem de uma árvore.);
4 - Onde tem escrito imagem, escolha "de seu computador" e clique em "procurar". Não precisa colocar título, link ou legenda (só se você quiser);
5 - Escolha a imagem que você salvou. Ela vai aparecer. Clique em salvar(a janelinha sumirá).
6 - Salve o design da página e peça para visualizar o blog. Seu selinho estará lá!
Espero ter ajudado!
Bom final de semana...
Beijocas!!

Lia e Vi participou com o comentário número:

Como assim Bial ??
Velha eu ??
Também sou fã de carteirinha de Agatha... e devorava todos que caiam na minha mão, rssrs
Mas já do Harry tb não consegui ler nenhum...aff será um sinalç da minha avançada idade ?? rsrsr
Ler é a melhor coisa que a gente pode fazer !!
Aprendemos demais, sem sair do lugar !!

Bjus 1000

Faniquito participou com o comentário número:

Oii, amiga !!!

Como assim, véia ?!? Eu então !!!hehehe

Eu amava gibis do Tio Patinhas fiz coleção até.Comecei com eles. Depois ´fui lendo uns clássicos brasileiros e mais fáceis e então aos 14 anos ganhei o livro que eu amo e tenho até hoje (despencadinho:) O menino do dedo verde -Maurice Druon.Li muitos clássicos portugueses (ai se não os lesse:) e depois "abracei o mundo" e já li muiiiito.Esse ano estou muito relapsa mas já já volto ao hábito.Ahhh nunca li nada de Harry Porter e Paulo Coelho- que me desculpem os fãs mas não curto.:)

Afff como eu falo, né.

Beijinhos

Ana

Vero Kraemer participou com o comentário número:

Adri querida, também não curti muito Harry Potter não...
Amoooooooooo livros de suspense, e adoro Ken Follet, você conhece?
Sou que nem tu, adoro uma boa leitura!!!
Beijosssssssssssss e um lindo final de semana pra ti
Vero

Anônimo participou com o comentário número:

olá, eu amo Harry Potter .. e tb já li muito Agatha e Sheldon.. era sócia da biblioteca de niterói /RJ.. mas o grande incentivo à leitura veio do meu falecido pai que sempre trazia revistas em quadrinhos pra mim.. Luluzinha, Tio patinhas ,Pato donald, Mickey e etc..me lembro agora que, com uns 10 anos , tive catapora e uma vizinha me emprestou toda sua coleção de livros de história da carochinha : cinderela, a gata borralheira.. nossa.. que saudade deu agora ... meu pai tb tinha um livro de Monteiro Lobato que guardo até hoje que falava de história , muito interessante ..tb gosto muito de ficção .. já li muitos livros de Stephen King mas um deles me assustou muito , então parei .. mas eu adoro ler, porque ler é uma viagem sem sair do lugar .. bjks LIN

Joana participou com o comentário número:

Sou apaixonada pela leitura. Pequenina lia história em quadrinhos: pato donald, Mônica e Cebolinha, Luluzinha e Bolinha... Bom demais
Depois vieram os livros da Coleção Vaga-lume da editora Ática, depois revista seleções e nunca mais parei. Leio em média 6 livros por ano, finonos e grossos e os que a seleções lança (os best-sellers). Estou fazendo um doc com as livros que já li... Pelo menos dos que lembro. Adoro Agatha Christie e Edgar Alan Poe, entre outros desse gênero.
Ler é uma das melhores coisas da vida.
Beijinhos

Anônimo participou com o comentário número:

Boa tarde Adriana.
Muito obrigada por estar seguindo meu novo blog e pelo belíssimo comentário deixado lá.
Agora qual o autor, qual o livro me levou a ler....
Bem primeiramente o que me fez entrar de vez no mundo da leitura foi o convite de Elisiane Brinhosa para o clube da leitura, de lá para cá, li 14 livros em apenas um ano. Claro que teve um autor espetacular que me fez ler mais e mais, por problemas particulares que estava passando, uma amiga me deu alguns de seus livros, ambos do mesmo autor, meu amado Augusto Cury, uma escrita perfeita, histórias que parecem reais e que nos faz pensar, raciocinar, nos valorizar. E é isso aí, agora ler virou diversão, necessidade, vontade de viver. Amo ler.
Bjokas...da Bia!!!

Maitê Rodrigues participou com o comentário número:

Oi, Adriana!!
Também comecei a gostar de livros mais ou menos nessa idade; mas a mosca azul de amor pela leitura me mordeu lendo Monteiro Lobato, com as aventuras da Narizinho e todos os outros personagens do Sítio. Tb tive minha fase Agatha Christie e mantenho uma coleção dela até hoje. Depois veio Sidney Sheldon e mais recentemente John Grisham, tb na linha do suspense (q aliás, eu adoro). Ler é um ótimo passatempo... que eu não não vivo sem... Bjs.

Gisele Sá participou com o comentário número:

A-DO-RO Agatha Cristhie! Há pouco tempo, dois uns 60 livros dela para uma biblioteca comunitária... Com dó, mas doei!

Jussara Neves Rezende participou com o comentário número:

Adriana, vim visitá-la para agradecer por seguir o minasdemim e me encanto por descobrir uma blogueira apaixonada por livros, como eu! Nossa, virei seguidora na mesma hora, assinei feed, salvei nos favoritos, tudo o que tinha direito para me sentir em casa!
Apesar de mal amados pela crítica, os livros policiais, ou de suspense, instigam a imaginação e foram fundamentais na formação da maior parte de leitores e escritores no mundo todo. Fernando Pessoa é um exemplo.
Eu li quase todos (ou todos, nem sei) romances/contos/peças de teatro da Agatha Christie... varava as madrugadas na leitura e precisava levantar de manhã para o colégio... que castigo!... rs
A verdade é que os livros me ensinaram quase tudo o que eu sei, muito mais que qualquer escola.
Linda semana pra vc!
Abraço,
Jussara

MoiselleMad participou com o comentário número:

menina... boa a sua dica. nunca li nenhum livro de Agatha Christie, apesar de ouvir falar demais. vou experimentar.

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...