Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje dia 05 de junho é comemorado o dia mundial do Meio Ambiente.  Esse dia foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intenção da ONU também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.


Três atitudes muito simples e práticas que diminuem os problemas que o lixo traz para todos é Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

REDUZIR:
Reduzir significa economizar de todas as formas possíveis. Numa sociedade onde quase todas as embalagens são descartáveis, é preciso repensar nas diversas maneiras de se combater o desperdício. Reduzir consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo, como por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no mercado.

REUTILIZAR:
Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras. Procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro. Ou quem sabe, criar novas utilidades para as que você não precisa mais.

RECICLAR:
Se não deu para reduzir nem reutilizar, a melhor solução é enviar as embalagens pós-consumo para a reciclagem. Reciclar é o mais conhecido dos 3 R’s; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza.

Textos extraídos aquidaqui

Aqui na blogosfera temos exemplos das meninas arteiras que fazem os 3R's divinamente bem como por exemplo a Margaret e Veronica Kraemer e Lucinha e outras tantas que não lembro agora, mas vocês podem me ajudar e vou colocando o endereço do blog delas. Essas pessoas que fazem arte do que outras acham que é lixo são os bons exemplos de como tratar e fazer o 3R's.

Fazer nossa parte, mesmo que em pequenos gestos já estamos ajudando para que o nosso planeta não sofra tanto com o descaso da maioria. Coisas simples como doar o que não usamos para outras pessoas, evitar o desperdício, separar o lixo já mesmo em casa, utilizar as folhas de papel dos dois lados antes de jogá-las no lixo, evitar usar as sacolas plásticas, entre outras coisas. Fazendo isso estamos já ajudando, repense nisso.

Beijos
Adriana Balreira

4 comentários:

Roberta Mello participou com o comentário número:

Fazer essas pequenas coisas fazem uma imensa diferença né Dri?! Um grande beijo!!

A FADA DAS AGULHAS participou com o comentário número:

Precisamos ter essa consciência para contribuir com nosso meio ambiente.Adorei amiga!

Beijooo

Lia e Vi participou com o comentário número:

Consciência é o que agente precisa. As coisas apesar de todo mundo viver falando de meio ambiente, parece que estão piores.

Mas quem sabe as gerações futuras não colham bons frutos né ??

Bjus 1000

Bel Alves participou com o comentário número:

Essas pequenas coisinhas deve começar em casa e certamente poderá ajudar muito no futuro que é agora...
Paz e bem

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...