Semana Santa

Os dias da Semana Santa

Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a da entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os(discípulos). Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. O sentido da festa do Domingo de Ramos tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intrinsicamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no Domingo, é cruficidado sob o pedido da mesma multidão na Sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa, e também sua solene abertura

Segunda-Feira Santa
é o segundo dia Onde o Nosso jesus começa sua andada rumo ao calvário..

Terça-Feira Santa
É o terceiro dia da Semana Santa. Onde é celebrada, as sete dores de Nossa Senhora a Santa e Imaculada Virgem Maria.

Quarta-Feira Santa
É o quarto dia da Semana Santa. Encerra-se na Quarta-feira Santa o período quaresmal. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores.



Quinta-Feira da Ceia
É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. É também celebrada a Missa de Lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por trinta moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da Sexta-feira, açoitado e condenado. A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Neste dia cobre-se todas as imagens existentes no templo pois a igreja se inluta pela vespera da morte.

Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão
É quando a Igreja recorda a Morte do Salvador. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz. A celebração da morte do Senhor consiste na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. P

Sábado Santo
Também chamado de Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa. É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.
No Sábado Santo, é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa.



Domingo de Páscoa
É o dia da ressurreição de Jesus, e as comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. A ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central e mais importante da fé cristã. Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus.

Feliz Páscoa a todos!
Adriana Balreira

7 comentários:

Tays Rocha participou com o comentário número:

Feliz Páscoa prá vc também amiga, que seja cheia de fé, união em família, com alegria e muita paz, que é o verdadeiro sentido dessa data. Beijos ♥

Giuliana: participou com o comentário número:

É uma pena que nos dias de hoje o real significado desta data, celebrar a vida, o amor e a misericórdia de Deus, tenha se perdido nas comemorações comerciais.

Beijos.

Rejane Feijó participou com o comentário número:

Muito bom alguém lembrar de Cristo, no lugar do coelhinho. O verdadeiro significado da Páscoa é Jesus e seu amor ao próximo. Seu sacrifício pela humanidade. Esse passo a passo da Semana Santa foi bem didático. Feliz Páscoa, em Cristo!

Vero Kraemer participou com o comentário número:

Adri querida, adorei este post. Páscoa são valores, não apenas chocolates.
Domingo será um dia especial, além da Páscoa é meu aniversário!!!rs
Adri, obrigada sempre por suas palavras no bloguito, você é especial!
FELIZ PÁSCOA
Beijossssssssssss
Vero

Telma Maciel participou com o comentário número:

Acabei de comentar no post da Luci sobre isso. É bom pra mim ter amigas q me fazem lembrar os verdadeiros sentidos desses feriados. A gente só pensa em festa, mas o significado disso tudo é BEM maior!
Lendo esses posts, lembro q já participei dessas tradições, do domingo de ramos, da malhação de judas... E, claro, do domingo de Páscoa cheio de chocolate! rs
Com uma família 'pouco religiosa', não tenho o costume de pensar nessas tradições. Mas esse ano quero fazer algo especial nesse sentido!!
Beijo!

Pri participou com o comentário número:

Esse seu post está lindo. Uma belíssima forma de relembrar a todos os seus visitantes que páscoa não está ligado apenas a quantidade de chocolate que vc consumirá - apesar de serem deliciosos heusheuhsu

Lindo lindo lindo!!!

Beijos enormos!

Joana participou com o comentário número:

A Páscoa é uma data importantíssima para os Cristãos... Data que tem perdido seu real valor, principalmente no mundo comercial.
Amei seu post.
Beijinhos, com carinho

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...